Prefeita de Vitorino Freire, irmã do ministro das Comunicações, é alvo de operação da PF sobre desvios na Codevasf, Luana Rezende foi afastada do cargo na manhã desta sexta feira (1) por determinação do Ministro do STf LUIS ROBERTO BARROSO
LUANA FORA DA PREFEITURA DE VITORINO FREIRE POR DECISÃO DO STF
ESSA ÉTERCEIRA FASE DA OPERAÇÃO ODOACRO É BENESSE, QUE SEGUNDO DICIONÁRIO OXFORD SIGINIFICA “vantagem ou lucro que não deriva de esforço ou trabalho”
Irmã do ministro da Comunicações, a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) contra supostos desvios na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), nesta sexta-feira (1º). Ela foi afastada do cargo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Luanna estava no segundo mandato como prefeita. O ministro Juscelino Filho, por sua vez, é investigado no caso, mas não é alvo de mandado.
,Segundo informações o percurso dos recursos públicos era o seguinte:
- Juscelino destinava dinheiro de emendas para a cidade de Vitorino Freire;
- A irmã dele era a prefeita da cidade;
- E parte dos recursos era aplicada para o asfaltamento de uma rodovia que leva à fazenda da família. A Codevasf é uma estatal responsável por realizar obras e serviços em estados do Nordeste, do Norte no Distrito Federal.
BOMBA, BOM COM EFEITOS COLATERAIS EXPLODE EM V FREIRE
EDUARDO O DP – COMPLICOU A VIDA MUITA GENTES ENTRE GESTORES E ASSESSORES, RESPONSAVEL MAIOR PELO ENVOLVIMENTO DE LAUANQA EDE V FREIRE E O IRMÃO MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES
Os nomes de outros alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem. O g1 procurou a pasta, Luanna Rezende e a Companhia de Desenvolvimento, mas não teve retorno até o momento.
Além do afastamento da então prefeita, Barosso autorizou que a PF realizasse 12 mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Luís (MA), Vitorino Freire (MA) e Bacabal (MA). Além disso, estão sendo cumpridos:
- Medidas cautelares diversas da prisão;
- Afastamento da função pública;
- Suspensão de licitações;
- Vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.
Operação Odoacro
A investigação, iniciada em 2021, teve a sua primeira fase deflagrada em 20 de julho de 2022 e a segunda em 5 de outubro de 2022. Esta nova fase visa alcançar o “núcleo público” da organização criminosa, informou a PF.
A principal empresa apontada no esquema é a Construservice, que tem como sócio oculto Eduardo Costa Barros, preso na primeira fase. Segundo a PF, ele comandava um esquema de lavagem de dinheiro realizado a partir do desvio de verba pública, por meio de fraudes em licitações.
Na prática, os criminosos criavam empresas de fachada e simulavam competições durante as licitações, com o propósito de fazer com que a empresa vencedora fosse sempre a de Eduardo.
Policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nas cidades maranhenses de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal. Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, como afastamento da função pública, suspensão de licitações e vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens.
A Construservice fechou contratos com a Codevasf para realização de obras de pavimentação com asfalto ou bloquetes, assinados entre 2019 a 2021, em 12 municípios. Somados, os contratos chegam a R$ 15 milhões.
EDUARDO DP,PRESO EM PEDRINHAS POR MALVERSAÇAO E DESTRUIÇÃO DE BENS E MORALIDADE PUBLICA DE MUITA GENTE ,CAIU A CASA DELE E DE MUITOS OUTROS
É HORA DE REFLEXÃO POR PARTE DO ELEITOR DE VITORINO FREIRE,UMA HISTÓRIA TÃO BONITA, DE REPENTE SE DESMORONA COM RESULTADOS LAMENTAVEIS , É HORA DO ELEITOR E PENSANDO COMO PSSAR VITORINO FREIRE A LIMPO DOS COSTUMES POLITICOS E ADMINISTRATIVO
(observação) colaboração Blog Domingos Costa e folha DO MARANHAÇAO-REDAÇÃO BLOG RODA VIVA )
MORALIDADE E DIGNIDADE PUBLICA PEDEM PASSAGEM EM VITORINO FREIRE