MUDANÇAS no quadro de Vereadores da Câmara Municipal de Bom lugar, número de Vereadores cai de 11 para 09,isso porque reduziu o número populacional de habitante quando do último Censo do IBGE e, segundo manda a Constituição Federal até 15 mil habitante as Câmaras podem ser compostas apenas com 09 (nove) vereadores, é o mesmo caso de Lago Verde***PGR, pede a condenação de dois deputados Federal do Estado Maranhão, pelo o andar da carruagem o Barco da BR 136 está afundando aos poucos *** A Política Maranhense continua sua guerra fria de bastidores, agora se volta para o TCE através do PCdoB, já tem uma denúncia contra o Conselheiro Daniel Brandão, segundo o partido ele está irregularmente em atividade no órgão, cercado pelo nepotismo e por falsidades ideológicas na apresentação de documentos quando de sua indicação a vaga para o órgão***

LEIA  EM DESTAQUE, NA EDIÇÃO DE HOJE 

  SATUBINHA. . . MUNICIPIO HERIDITÁRIO, DA  DONA QUE É   DOUBLÊ DE PRIMEIRA DAMA EM PAULO RAMOS , AINDA DITA ORDENS EM SATUBINHA,MAIS  JA´ESTÁ CORRENDO PRAZO DE 15 DIAS PARA  DEVOLVER O DINHEIRO DO HOSPITAL ANTONIO DA ROCHA MARTINS , PRA ONDE FOI A GRANA,NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU. . . . 

BOM LUGAR- – – CAMARA MUNICIPAL- – – – BOM LUGAR- – – -UNIÃO BRASIL PERDE DOIS VEREADORES – BOM LUGAR 

                

DUAS VEREADORAS DE BOM LUGAR  DO UNIÃO BRASIL, VÃO PERDER OS SEUS MANDATOS,SEGUNDO  O MINISTÉRIO PUBLICO ELAS ESTÃO  ILEGALMENTE EXERCENDO O LEGISLATIVO QUE SÓ CABE 9 LEGISLADORES, ELAS ESTÃO  A MAIS E SERÃO AFASTADAS  AINDA ESTE ANO POR FORÇA DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL ,DO IBGE, E DA PROPRIA CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

                                          RODA  VIVA  12-11-2025  -quarta -feira    YPÊ AMARELO,PATRIMÕNIO RURAL DAS BELEZAS NATURAIS DE BACABAL-PROXIMO AO SISTEMA DO                                                                          SAAE NA CURVA DO ANUM

Beauty & Care-Referência em   beleza,  uma              experiência única Av.Ville Roy   1311-              BOA VISTA-RORAIMA     

O BAÚ MOSTRA NA ABERTURA DA EDIÇÃO DE HOJE,sempre um Brega bem Gostoso,e de gente grande que vem das origens da Jovem Guarda,e ainda hoje existe fazendo um trabalho musical,e um Brega Romântico,já gravado por muitos profissionais da  Música-SANDROLÚCIO – LAÇO ABERTO É CURTIÇÃO BREGUEIRA NA ABERTURA DE HOJE DO NOSSO BAÚ MUSICAL-(aperte o play)

Ministério Público investiga número irregular de vereadores em Bom                        Lugar após queda populacional.                        

                                                      IRREGULARIDADE:

Município de Bom Lugar só poderia possuir 9 vereadores, mas a Justiça AEleitoral diplomou 11

Promotoria de Justiça de Bacabal apura se Câmara Municipal mantém mais cadeiras do que o permitido pela Constituição Federal após resultados do Censo 2022.

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) instaurou um Procedimento Administrativo para apurar uma possível irregularidade no número de vereadores do município de Bom Lugar, na região do Médio Mearim. A investigação é conduzida pela Promotora de Justiça Klycia Luiza Castro de Menezes, titular da Promotoria de Bacabal, e foi oficializada por meio de portaria assinada no dia 5 de novembro de 2025.

O município possui 12 mil habitantes conforme dados do IBGE, e por Lei, poderia possuir apenas 9 vagas, mas em vez disso, foram diplomados e empossados 11 parlamentares.

De acordo com o Ministério Público, há indícios de que a composição atual da Câmara Municipal de Bom Lugar não está em conformidade com o número máximo de vereadores estabelecido pela Constituição Federal, considerando a população atual do município, informada pelo Censo do IBGE de 2022.População caiu e Câmara pode ter vereadores em excesso

SILVANA MIRANDA –  VEREADORA EM EXCESSO. . .                   VEREADORA AMANDA ANDRADE EM EXCESSO

A Notícia de Fato nº 001907-257/2025 foi instaurada após chegar ao conhecimento da Promotoria que o IBGE registrou redução populacional em Bom Lugar no último Censo. Essa queda impacta diretamente no número de vagas permitido na Câmara Municipal, conforme o artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal, que vincula a quantidade de vereadores ao tamanho da população de cada município.

Procedimento substitui notícia de fato e seguirá com diligências

O caso foi inicialmente registrado como uma Notícia de Fato, mas, após o prazo de tramitação previsto na Resolução CNMP nº 174/2017, a promotora converteu o feito em Procedimento Administrativo (stricto sensu), conforme o Ato Regulamentar Conjunto nº 05/2014 – GCPGJ/CGMP.
Entre as diligências determinadas, estão:

Com a conversão, o Ministério Público poderá solicitar documentos oficiais à Câmara Municipal, como leis orgânicas, atas, folhas de pagamento e dados de composição parlamentar, além de oficiar o IBGE para confirmar os números exatos da população recenseada.

Constituição define faixas populacionais e número máximo de cadeiras

O artigo 29, inciso IV, da Constituição Federal estabelece os limites de cadeiras nas câmaras municipais conforme a população local.

Por exemplo:     “municípios com até 15 mil habitantes podem ter no máximo 9 vereadores”

Caso o Censo 2022 tenha registrado uma população inferior ao limite que justifica o número atual de cadeiras, o município estará obrigado a reduzir o número de parlamentares na próxima legislatura, sob pena de ilegalidade e impacto financeiro irregular.

Câmara pode ter de se adequar para 2025

Com base na investigação, o Ministério Público poderá recomendar oficialmente a redução do número de vereadores na próxima composição da Câmara, já para o pleito de 2026, conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Constituição.Caso a recomendação não seja cumprida, a Promotoria poderá ajuizar ação civil pública para obrigar a adequação.A Promotoria ainda não informou o número exato de vereadores atualmente em exercício, mas, segundo fontes ligadas ao caso, há indícios de excesso em relação ao parâmetro constitucional vigente.

Promotoria reforça defesa da legalidade e do interesse público

Em sua portaria, a promotora Klycia Luiza Castro de Menezes fundamentou a decisão nos artigos 129, incisos II e VI, da Constituição Federal, e artigo 26, inciso I, da Lei nº 8.625/1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público).Ela ressaltou que o MP tem o dever de defender a ordem jurídica e o regime democrático, além de garantir que os recursos públicos sejam aplicados de acordo com os princípios da legalidade, moralidade e eficiência.A promotora ainda destacou que o Ministério Público “promoverá as medidas necessárias à garantia do respeito aos poderes públicos e aos serviços de relevância pública assegurados na Constituição Federal”.

Prefeitura e Câmara devem ser notificadas

Nos próximos dias, o Ministério Público deve notificar oficialmente a Câmara de Vereadores de Bom Lugar e a Prefeitura Municipal para que se manifestem e apresentem informações sobre a composição do Legislativo e o impacto financeiro da atual estrutura.O Procedimento Administrativo será acompanhado pela Promotoria de Justiça de Bacabal, que tem atribuição sobre o município de Bom Lugar, e poderá resultar em recomendações, ajustes legais ou ações judiciais, caso sejam confirmadas as irregularidades.

                                                         Bom Lugar (MA) | Lista: veja quem são os vereadores eleitos

                                                                      Silvana MirandaUNIÃO  Amanda AndradeUNIÃOA BOA MUSICA DO BAU PEDE PASSAGEM, E VAMOS LIBERAR A SENSAÇÃO DO MOMENTO – banda rasga saia ,COMO SEMPRE BOMBANDO COM SUAS NOVAS MÚSICAS É BOM FAZER O SEGUINTE –(APERTAR O PLAY E OUVIR Banda Rasga Saia ,  Vagabnudo ritimo dançante

POBRE SATUBINHA,ainda continua atrelado aos seus proprietários,está mais para  um municipio de  hereditária particular, do que um Municipio Emancipado.

TCE determina que ex-prefeita de Satubinha devolva R$ 300 mil por irregularidades em recursos da Saúde…

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) condenou a ex-prefeita de Satubinha, Dulce Maciel Pinto da Cunha, a restituir R$ 300 mil aos cofres públicos, após a constatação de irregularidades na aplicação de verbas destinadas à área da saúde.

Segundo o TCE, o montante foi repassado ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Portaria Fundo a Fundo nº 626/2018-SES, com o objetivo de custear ações no Hospital Antônio da Rocha Martins. No entanto, a ex-gestora não apresentou documentos que comprovassem como o dinheiro foi utilizado, o que levou o Tribunal a considerar a prestação de contas irregular.A decisão, tomada de forma unânime, está registrada no Acórdão PL-TCE nº 576/2025 e seguiu o voto do relator , conselheiro João Jorge Jinkings Pavão, acompanhado do parecer do Ministério Público de Contas.Com o acórdão publicado, Dulcinha será notificada oficialmente e terá 15 dias para devolver o valor ao erário municipal.O caso reforça a importância da transparência na gestão dos recursos públicos, especialmente em áreas essenciais como saúde, onde cada real mal aplicado representa a perda de atendimentos e serviços que deveriam beneficiar a população de Satubinha.

(Wanilson Rabelo destaciu noo seu blog, e nós reproduzimos com agradecimentos ao nobre compoanheiro)

O BAU DA MUSICA TEM ALGO PARA  OS ACONTECIMENTOS,PORÉM A  MUSICA  A SEGUIR ELA FAZ PARTE DO CENÁRIO DO NOSSO COTIDIANO, SE SUA LETRA APRESENTAR  ALGUMA SEMELHANÇA  COM O RELATO DA NOTICIA AQUI DIVULGADO,QUEIRA TER A MESMA COMO MERA COINCIDÊNCIA EM  AQUI SER VEICULADA – (aperte o play) Gal costa-ONDE ESTÁ O DINHEIRO

 A CORRUPÇÃO  AOS POUCOS VAI FECHANDO O CERCO NA BR 316 ,QUE VAI DILUINDO  AS SUAS LIDERANÇAS

PGR  solicita condenação de Josimar e Pastor Gil por propina

PGR pediu ao STF a condenação dos deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil por suposta cobrança de propina ligada à liberação de emendas parlamentares.
PGR Josimar

BRASÍLIA, 11 de no alegações finais do processo, aponta os parlamentares pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Segundo a acusação, os políticos teriam exigido propina para liberar recursos de emendas parlamentares.

De acordo com o Ministério Público, entre janeiro e agosto de 2020, os denunciados teriam solicitado R$ 1,6 milhão em propina para facilitar a liberação de R$ 6,6 milhões destinados ao município de São José de Ribamar (MA). O caso será analisado pela Primeira Turma do STF, ainda sem data definida para julgamento.

A denúncia, apresentada pela PGR, sustenta que os parlamentares usaram sua influência política para favorecer o repasse dos valores, exigindo retorno financeiro ilegal. O órgão pediu a condenação com base em provas reunidas durante a investigação, que incluem registros de comunicação e documentos apreendidos.

Durante a tramitação do processo, Josimar Maranhãozinho afirmou ao Supremo que as acusações apresentadas são frágeis e carecem de fundamentação. O parlamentar também questionou a validade das provas obtidas, alegando que não há comprovação de sua participação em qualquer ato ilícito.

A defesa de Pastor Gil sustentou que as provas são ilegais, pois o processo deveria ter iniciado no STF e não na Justiça Federal do Maranhão. Segundo os advogados, a denúncia estaria baseada apenas em hipóteses e conjecturas, sem evidências concretas de envolvimento do deputado.Os advogados de Bosco Costa pediram a rejeição da denúncia por falta de provas, alegando que as acusações se apoiam em “diálogos de terceiros e anotações manuscritas” sem relação direta com o suplente. A defesa reforçou que ele desconhece o conteúdo dos registros mencionados no processo.O Supremo deverá definir a data para o julgamento da ação, que tramita sob relatoria da Primeira Turma.

O BAÚ MUSICAL EM AÇÃO, E BOA MÚSICA COM A GENTE -PORUQE NÃO UM REPERTÓRIO DE SOFRÊNCIA EM UMA MESA DE BAR– REPERTÓRIO DOR DE COTOVELO NA BASE FAFÁ DE  BELÉM(aperte o play e vamos curtir uma boa musica numa mesa de bar )

PCdoB-protocola petição no STF t inserido informações falsas contra o Conselheireiro Daniel Brandão,que  em seu currículo para cumprir as exigências de experiência profissional mínima previstas na Constituição.

PCdoB solicita ao STF afastamento de Daniel Brandão do TCE-MA

Nesta segunda-feira, 10, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) protocolou uma nova petição no Supremo Tribunal Federal (STF). O documento, dirigido ao ministro Alexandre de Moraes, solicita o afastamento imediato de Daniel Itapary Brandão do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). Essa solicitação está relacionada à Reclamação Constitucional nº 69.486, que apura alegações de nepotismo e a violação da Súmula Vinculante nº 13 durante o governo de Carlos Brandão.

Daniel Itapary

No texto apresentado, o partido pede uma medida cautelar que suspenda a remuneração de Brandão, proíba seu acesso às estruturas e sistemas do TCE-MA, e impeça qualquer contato com servidores e demais conselheiros até que uma decisão final seja tomada pelo STF. Além disso, o PCdoB solicita que o caso seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar uma possível falsidade ideológica, alegando que Daniel Brandão teria inserido informações falsas em seu currículo para cumprir as exigências de experiência profissional mínima previstas na Constituição.          Entre os novos argumentos apresentados pelo partido, destacam-se:

A acusação de que Daniel Brandão não possui os dez anos de experiência profissional exigidos, apresentando apenas sete anos e três meses;
– A denúncia de fraude em seu currículo, que menciona uma sociedade de advocacia inexistente, denominada “Itapary Advocacia e Consultoria”;
– A alegação de que o processo de escolha na Assembleia Legislativa foi influenciado por favorecimento político, já que 41 dos 42 deputados manifestaram apoio no primeiro dia de inscrições;
– O reconhecimento de um nepotismo cruzado entre os poderes Executivo e Legislativo, que já foi admitido pelo próprio ministro Moraes em decisões anteriores sobre a mesma questão.

O pedido de afastamento é assinado por advogados de várias seccionais da OAB, incluindo Mariana Silva Mello (MA), Paulo Machado Guimarães (DF), Paulo Emílio Dantas Nazaré (DF), Priscila Figueiredo Vaz (DF), Ronald Cavalcanti Freitas (SP) e Isadora Magalda Morais Cortez (PI). Esse caso será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, designado como relator da reclamação no STF.

Mais uma boa musica do baú  da música, vamos buscar coisa , composição musical que desponta nas paradas musicais,um  Brega de vergonha e já é tudo (APERTE O PLAY PARA Weldas José- vai é um  verdadeiro brega social

SUSPEITA   de fraude em um Processo seletivo para escolha de Professores, está sob supeição e endo apurado pelo Ministério Público,em São Mateus do Maranhão

Promotoria apura suposta fraude em em seletivo para professores em São Mateus

O Promotor de Justiça de São Mateus, Thiago Aguiar, está apurando suposta fraude em processo seletivo para contratação de professores realizado pela Prefeitura da cidade.

Segundo informações, a apuração iniciou a partir de partir de denúncia que relata possíveis irregularidades, indícios de fraude e direcionamento no Processo Seletivo Simplificado promovido pelo Município de São Mateus do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, regido pelo Edital nº 002/2025.O denunciante aponta graves irregularidades no referido certame, destinado à contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino, indicando fortes indícios de direcionamento e fraude, em afronta aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.De acordo com o promotor de Justiça, diversas diligências foram realizadas para coletar provas sobre o caso e a Prefeitura foi notificada para prestar esclarecimentos, mas não se manifestou.Diante disso, Thiago Aguiar instaurou o Procedimento Administrativo com o objetivo de dar continuidade às investigações, visando à coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências necessárias para eventual propositura da medida judicial cabível.

E O BAÚ TEM MUSICA,UM PROTESTO MUSICAL COM PEPE MORENO A REVELAÇÃO MUSICAL DO MOMENTO (aperte o play para ouvir PEPE MORENO,o seu proesto vem rm eoorma de mísoca,VOU ACABAR COM A CAHAÇA

JAIR MESSIAS BOLSONARO EX-PRESIDENTE DO BRASIL,CONDENADO A 27 ANOS VAI CUMPRIR PENA NA “PAPUDINHA”,É UMA CARCERAGEM EM  ANEXO AO 19º BATALHÃO  DE POLICIA MILITAR DE BRASILIA -PRISÃO ESPECIAL ONDE FICAM PRESOS FAMOSOS 

Moraes pretende mandar Bolsonaro cumprir pena na “Papudinha” já deixou claro  a alguns  assessores  mais próximo

Após visita às instalações do Complexo da Papuda, o ministro do STF Alexandre de Moraes indicou a aliados já ter em mente o espaço para onde pretende mandar Jair Bolsonaro cumprir pena.Segundo pessoas próximas a Moraes, o ministro deve ordenar que o ex-presidente seja encaminhado para a carceragem do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, mais conhecido como “Papudinha”.

Trata-se do mesmo local em que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres ficou preso preventivamente durante quatro meses, por ordem de Moraes, no âmbito do inquérito da trama golpista.Como revelou o Metrópoles, na coluna Grande Angular, Moraes mandou sua chefe de gabinete visitar as instalações da Papuda dias antes de a Primeira Turma do STF julgar os embargos de declaração de Bolsonaro.

Segundo a reportagem, a auxiliar de Moraes visitou três lugares dentro da Papuda que poderiam receber o ex-presidente. Entre eles, a Papudinha e o bloco de segurança máxima, onde ficaram presos famosos.A expectativa dos aliados de Bolsonaro é que o ministro do Supremo deixe Bolsonaro no local por apenas algumas semanas e, na sequência, conceda o benefício de prisão domiciliar novamente.

É O BRASIL QUE SAIU DO NOSSO BAÚ DA MÚSICA, E  CHICO BUARQUE DE HOLANDA QUE CONHEÇE BEM ESSAS AÇÕES QUE ENVOLVE O NOSSO PÁIS, SABE SEMPRE QUAL É O RESULTADO FINAL, E CABE UMA MUSICA- BEM (aperte o play e opuça, é uma da natiga,ouça e analise a situação politica de um país que tála suas  travessias que a musica revela – APESAR DE VOCE –

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *