Blog Roda Viva

Jornalismo sério comprometido com a verdade

Blog Roda Viva

O Grupo Mateus deu uma desacelerada depois de acabar a Parceria de Incentivo bancado pelo Estado, Executivos relataram perdas relevantes provocadas por práticas ilícitas dentro das lojas. Exemplos citados foi a troca de códigos de produtos — como funcionários passando calabresa cara com código de uma mais barata — além de desvios de mercadorias na área de descarga. Em algumas unidades, notas fiscais davam entrada, mas os produtos nunca chegavam ao estoque, eis ai as razões dos índices, e, da apreensão em quem investiu em ações do grupo***A Ex-governadora está em São Paulo se convalescendo de um tumor mamário, ela disse a Imprensa Paulista, que não tem medo de morrer, o que ela não quer é sofrer

Ação do Grupo Mateus desaba 14% e empresa perde R$ 1,9 bilhão em valor de mercado

RODA  VIVA  20-11-2025  -QUINTA-FEIRA

 

 YPÊ AMARELO,PATRIMÕNIO RURAL DAS BELEZAS NATURAIS DE BACABAL-PROXIMO AO SISTEMA DO          SAAE NA CURVA DO ANUM

Beauty & Care-Referência em   beleza,  uma              experiência única Av.Ville Roy   1311-               BOA VISTA-RORAIMA     

O BAÚ MOSTRA NA ABERTURA DA EDIÇÃO DE UM SOISON NEGRO EM HOMENAGEM AO DIA DO NEGRO,A CONSCIENCIA NEGRA SE COMEMRA  DE ALCNÇAR A CERTEZA DE SE ACABAL COM A DISCRIMINAÇÃO RQCIAL,ENTÃO, VIVA OSNOSSOS IRMÃOS NEGROS CANTA LECI -APERTE O PLAY E CURTA A NEGRA MARAVILHOS LECI 

SALVE ZUMBI O REI DOS PALMARES,NOSSSAS HOMENAGENS NESSE DIA  A ESSE NEGRO DE ALMA BRANCA, E ,ESPIRITO PURO E LIMPO 
Zumbi dos Palmares (1655-1695) foi o último líder do Quilombo dos Palmares e também o de maior relevância histórica.Zumbi ganhou respeito e admiração de seus compatriotas quilombolas devido suas habilidades como guerreiro, a qual lhe conferia coragem, liderança e conhecimentos de estratégia militar.Lutou pela liberdade de culto e religião, bem como pelo fim da escravidão colonial no Brasil. Apesar disso, este líder também ficou conhecido pela severidade despótica com que conduzia Palmares, onde, inclusive, havia um tipo mais brando de escravidão.De todas as maneiras, não admitia a dominação dos brancos sobre os negros e, portanto, tornou-se o maior símbolo pela liberdade dos negros da história brasileira.
O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre a importância da cultura africana e afro-brasileira, celebrando a resistência, a luta contra o racismo e a busca por igualdade racial no país. É fundamental lembrar da herança da escravidão, reconhecendo que as desigualdades e discriminações persistem na sociedade atual, afetando a vida da população negra em diversas esferas como educação, trabalho e segurança. 
Aspectos importantes da reflexão:
    • Luta e resistência: Celebrar o dia é honrar a luta histórica dos negros por liberdade, dignidade e direitos, representada por figuras como Zumbi dos Palmares.
    • Desafios atuais: A data serve para analisar e combater o racismo estrutural que ainda se manifesta na sociedade brasileira, desde a desigualdade de oportunidades no mercado de trabalho até a violência.
    • Conquistas e avanços: É também um momento para celebrar as vitórias e os avanços conquistados, como as políticas de inclusão e a valorização da cultura afro-brasileira, mas sem esquecer que a luta por um país mais justo continua.
    • Papel da educação: A educação é vista como uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa, promovendo a valorização da cultura negra e o combate ao preconceito através do conhecimento.
  • Responsabilidade coletiva: A luta pela igualdade racial não é apenas de quem sofre com o racismo, mas um chamado para que toda a sociedade se una em busca de um futuro com mais justiça, respeito e empatia.     NOTICIAS SEMPRE AO LADO DA MÚSICA-SALVE O DIA DA CONSCIÊNCI NEGRA, O BAU TEM A MÚSICA -(aperte o play e vamos lá longe  buscar RONNIE VON- CAVALEIRO DE ARUANDA 

Saiba quando Bolsonaro será preso

Com isso, como informa a revista Fórum, abre-se um prazo de cinco dias para novos recursos. Todavia, esses novos recursos não interferem no começo do cumprimento da punição.

Alexandre de Moraes e Bolsonaro 
Alexandre de Moraes e Bolsonaro (Montagem/Área VIP/LR Moreira/Secom/TSE/EBC)

O STF bateu o martelo nesta terça (18) e decidiu a data da prisão do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, através do Diário Oficial da Justiça

PF arma megaoperação para prisão de Bolsonaro até com aviões

O ex-capitão do Exército foi condenado a mais de 27 anos de prisão pela trama golpista. Agora, o Diário Oficial da Justiça publicou os acórdãos da Primeira Turma, que recusaram os embargos de declaração dos advogados dos réus do núcleo central da organização.

Moraes decide que Eduardo seja réu pelo tarifaço de Trump

Ao longo de 178 páginas, o texto rejeita os seis pedidos feitos pela defesa para anular a condenação. Os acórdãos também rechaçaram os recursos dos advogados de Augusto Heleno, Paulo Sérgio, Almir Garnier, Anderson Torres e Walter Braga Netto.   NOTICIAS  E MUSICA TEMOS AQUI NAS EDIÇÕES DO RODA VIVA (aperte o play para ouvir  CHICO BUARQUE DE HOLANDA

mulher forte e consciente de seu estado de saúde,ela tem nervos  para afirmar que não tem medo da morte,aúnica coisa que ela não quer é sofrer-assim se manifesta a EX-GOVERNADORA ROSEANA SARNEY que busca cura de um tumor maligno

Não tenho medo da morte, não quero é sofrer’, diz Roseana Sarney que enfrenta um câncer

ENTREVISTA DO JORNAL O GLOBO  da ex-governadora roseana sarney

roseana al do pai ex-presidente do brasi

Como você recebeu o diagnóstico do câncer de mama?

Vim para São Paulo em agosto fazer um check-up, mas por outro motivo. Eu tinha perdido uns quilos sem nenhuma explicação, sem dieta, nada. As pessoas falavam que eu tinha tomado Mounjaro, para você ter uma ideia. Decidi então fazer uma colonoscopia. Minha última mamografia havia sido em maio do ano anterior, mas quis ligar para minha ginecologista (Marianne Pinotti), avisando que eu estava por aqui, se ela achava que era o caso de aproveitar e fazer exames ginecológicos. Ela quis que eu fizesse e me internei para começar a batelada de testes. O primeiro deles foi a mamografia. Assim que terminou, pediram para repetir mais uma vez. Achei estranho. Quando subi no quarto, os médicos estavam todos lá (Roberto Kalil, cardiologista;Artur Katz, oncologista; David Uip, infectologista), para me dar a notícia de que eu tinha um câncer de mama triplo-negativo, um tipo de tumor raro e agressivo. Em seguida passei por outros exames que indicaram que não havia metástase. Vim passar cinco dias em São Paulo e estou há três meses sem sair daqui.

DETALHES DA ENTREVISTA AO GLOBO-RJ

Como é o tratamento?

roseana quando governadora

Recebo a combinação de quimioterapia e imunoterapia. Vou completar a 12ª sessão dessa primeira etapa. Depois serão mais quatro sessões a cada 21 dias, com outra medicação e, no início do ano que vem, vou passar por uma cirurgia. Chego semanalmente no Sírio aos domingos, faço exames prévios para checar minha condição física e fico internada por uns três dias. Já tive de receber transfusão de sangue. Quinta-feira passada vim para o hospital porque minha pressão caiu muito. Costumo dizer que esse é um tratamento para gente grande.

DETALHES DA ENTREVISTA AO GLOBO – RJ

Os efeitos colaterais são muito severos?

Estou com uma coceira que é uma tortura. Minha pele está toda manchada. Os sintomas são mais leves pela manhã, na parte da tarde ficam mais fortes. Peço para o Jorge (seumarido, Jorge Murad) ou uma amiga que me visita passar creme na minha perna, alivia um pouco. Tomo anti-histamínico injetável. O tratamento afetou minha tireoide também. Não tenho restrição alimentar, mas perdi parte do paladar. Sinto o sabor de poucos alimentos. Batata-doce é um deles, aí insisto nela de manhã. Café com leite e um caldo de verdura quentes me dão prazer. Sinto o sabor de sorvete de limão, mas se tomar muito me fere a boca. Perdi muito o apetite. Estou com um pouco de dificuldade de atenção, praticamente não leio mais, nem vejo filmes ou séries. Programas de culinária, decoração e futebol me distraem. Me faz muito bem andar. Caminho em casa, dou uma volta no quarteirão ou nos corredores do hospital. Ginástica não dá para fazer, me canso. Tenho acompanhado as notícias, a COP, as pesquisas políticas. Semana passada tive reunião com o Baleia (Rossi, presidente do MDB). O ritmo do trabalho diminuiu, mas não parei.

Como seu pai, José Sarney, reagiu à notícia do câncer?

Você já teve vários diagnósticos complexos ao longo da vida. Operou o intestino, um nódulo no pulmão, teve um aneurisma e outro câncer de mama há mais de duas décadas. Isso faz você enfrentar agora a doença de forma diferente?

Meu pai é muito apegado a mim, sou filha única. Para ele sou ainda uma menina. Ele ficou bastante abalado, com medo, e foi para o lado religioso. Ele é muito ligado à Irmã Dulce e disse que conversou com ela e ela disse que eu ia me curar. Minha mãe falou uma frase de que eu gosto muito. Ela disse que eu só tenho medo do desconhecido. E agora estou de frente para o desconhecido. 

VOCÊ TEM MEDO DA MORTE 
Você já teve vários diagnósticos complexos ao longo da vida. Operou o intestino, um nódulo no pulmão, teve um aneurisma e outro câncer de mama há mais de duas décadas. Isso faz você enfrentar agora a doença de forma diferente?

Não tenho medo da morte. Todo mundo tem que se preparar para ela. A morte pode acontecer a qualquer momento, com qualquer um de nós. O que eu não quero é sofrer. Sofrer eu digo é sentir muita dor ou ficar mal da cabeça e dar trabalho para os outros. Eu decido a minha vida se quero continuar vivendo. Já falei para meu marido isso tudo. Uma das minhas avós passou 7 anos sem saber quem ela era ela no fim da vida. Para que? Ficar sem poder de decisões é um pesadelo para quem for tomar conta de mim. Não quero isso. Mas vou batalhar com esse câncer, vamos ver quem será vencedor. Espero que seja eu  (O Globo) – –  AQUI A NOTICIA E A MÚSICA ANDAM DE MÃOS DADAS,PORISSO VAMOS APERTAR O PLAY (para ouvir-NELSON NED(in-memorium)TUDO PASSARÁ 

            GRUPO MATEUS LIGEIRA DECADÊNCIA

Com a correção, o valor do estoque caiu de R$ 6 bilhões para R$ 4,9 bilhões, e o patrimônio líquido encolheu R$ 695 milhões, totalizando R$ 9,1 bilhões. Problemas com controles internos não são novidade no Mateus.

Ação do Grupo Mateus desaba 14% e empresa perde R$ 1,9 bilhão em valor de mercado

O Grupo Mateus enfrenta forte pressão após admitir falhas graves de governança e problemas estruturais em controles internos — cinco anos depois de abrir capital na Bolsa. Desde que revelou erros na contabilização de estoques e inconsistências em inventários, as ações acumulam queda de quase 14%, o que representa uma perda de cerca de R$ 1,9 bilhão em valor de mercado.Na noite de quinta-feira (13), a empresa informou ter encontrado R$ 1,1 bilhão em estoques superavaliados no balanço de 2024, resultado de equívocos no cálculo do custo médio das mercadorias vendidas — um dos pontos mais sensíveis do varejo. Com a correção, o valor do estoque caiu de R$ 6 bilhões para R$ 4,9 bilhões, e o patrimônio líquido encolheu R$ 695 milhões, totalizando R$ 9,1 bilhões.

Problemas com controles internos não são novidade no Mateus. Auditorias anteriores já haviam apontado fragilidades, especialmente na área de estoques. Formulários de referência enviados à CVM mostram que, em 2021, a auditoria Grant Thornton identificou 42 deficiências moderadas — incluindo a falta de acompanhamento do custo histórico de estoque. O IPO da empresa ocorreu em outubro de 2020.Apesar dos alertas, a partir de 2022 essas deficiências desapareceram dos formulários, sem explicações detalhadas. A empresa afirmava apenas que os auditores independentes não haviam registrado falhas significativas após um “estudo” realizado naquele período, sem mencionar os pontos apontados anteriormente.

Em resposta, o Grupo Mateus dizia estar investindo em melhorias e implantando um comitê de auditoria para acompanhar recomendações. A Grant Thornton permaneceu cinco anos no cargo e, pela regra de rotatividade, foi substituída neste ano pela Forvis Mazars — uma auditoria menor, de fora do grupo das “Big Four”, e que não audita grandes varejistas da Bolsa.Embora os problemas tenham começado a surgir internamente em 2024, o Grupo Mateus só comunicou o mercado na semana passada, o que gerou críticas de falta de transparência. O informe oficial apareceu apenas nas notas explicativas do balanço do terceiro trimestre, descrito como “reapresentação dos saldos comparativos”.

A falta de clareza irritou analistas. A empresa mencionou reduções de estoque referentes a “anos anteriores”, mas não especificou o período. Na teleconferência de resultados, pedidos de explicações detalhadas sobre as revisões foram respondidos com informações parciais, gerando ainda mais dúvidas.Os investidores não entenderam 100% do movimento. Faltou clareza sobre o que motivou a revisão e se novos ajustes podem aparecer”, disse um analista bancário.A revisão contábil ocorreu paralelamente a outro processo: a correção de inventários. O Grupo Mateus admitiu que a expansão acelerada da rede resultou em lojas que chegaram a ficar dois anos sem inventário completo. O processo, antes feito a cada quatro meses, passou a ser mensal.

AS MARACUTAIS COMERCIAIS DO  GRUPO MATEUS QUE O CLIENTE DESCONHECIA ATÉ ENTÃO. . .

Executivos relataram perdas relevantes provocadas por práticas ilícitas dentro das lojas.  exemplos citados foi a troca de códigos de produtos — como funcionários passando calabresa cara com código de uma mais barataalém de desvios de mercadorias na área de descarga. Em algumas unidades, notas fiscais davam entrada, mas os produtos nunca chegavam ao estoque.Com os inventários reforçados e mais tecnologia de controle, a empresa dobrou o número de checagens físicas neste ano e iniciou a implantação do sistema Kardex, que rastreia entradas e saídas de produtos.Especialistas apontam duas explicações principais para a distorção no custo médio do estoque: Erros na contabilização de impostos como ICMS e PIS, que variam de acordo com o Estado. Problemas no registro de bonificações da indústria, que reduzem o custo médio unitário quando calculados incorretamente — falha comum em outras redes, como Carrefour, Dia e Americanas.

Com crescimento agressivo em vários formatos de loja e atuação em diferentes estados do Nordeste, o Grupo Mateus elevou a complexidade tributária da operação. Apesar de ter se beneficiado de incentivos fiscais no Maranhão, o processo de integração e controle das novas unidades não acompanhou o ritmo da expansão.Analistas afirmam que, embora os números já tenham sido corrigidos, a falta de clareza na comunicação e a possibilidade de novas falhas surgirem deixaram o mercado em alerta.“Depois da teleconferência, ninguém saiu entendendo completamente o que aconteceu”, disse um gestor. “E, apesar de a empresa afirmar que o ajuste no estoque não afeta caixa, a reposição futura da mercadoria pode gerar impacto.”Na manhã desta terça-feira, as ações voltaram a cair mais de 2%, após o tombo de 10,2% na sexta-feira e de 1,96% na segunda.-O NOSSO BAÚ E AS NOTICIAS SEMPRE DE MÃOS DADAS,(APERTE O PLAY PARA OUVIRMOS UM FORRO ROMANTICO CHEIO DE CHARMES,limão com mel – tomaconta de mIM 

Maior apreensão de drogas no Maranhão: 1 tonelada é localizada dentro caminhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, nesta terça-feira (18), uma grande quantidade de skunkm, cerca de 924 kg de entorpecentes na cidade de Bom Jesus da Selva, durante a abordagem a um veículo de carga.De acordo com informações preliminares, foi realizada uma ação integrada com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Polícia Civil do Maranhão (PCMA), além do apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), por meio da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR).O ilícito foi encontrado no interior de um caminhão, na BR-222, no município de Bom Jesus das Selvas (MA), na altura do km 583 da rodovia federal.

O condutor, de 51 anos, apresentou informações contraditórias, o que levantou suspeitas e motivou uma fiscalização mais detalhada no caminhão. Quando questionado sobre a carga transportada, ele não soube informar o nome da cidade em que teria realizado o carregamento, e não portava documento fiscal.Diante disso, os policiais decidiram inspecionar a carga, e ao realizarem a busca no veículo, localizaram em seu interior vários fardos contendo substância com odor e características semelhantes ao entorpecente Cannabis, em sua variação conhecida popularmente como SKUNK.

Em poucos minutos, na altura do km 603 da mesma rodovia, outra equipe da PRF identificou um veículo realizando manobras perigosas, como ultrapassagens proibidas (em trechos sinalizados com faixa contínua, e até mesmo pelo acostamento), o que chamou a atenção dos policiais.O veículo foi abordado e os dois ocupantes informaram que estavam indo acompanhar o reparo de um caminhão. A situação foi checada pelos policiais, que constatam que se tratava do mesmo veículo que transportava a droga.Os ocupantes do veículo, dois homens, de 33 e 29 anos, possuíam passagens pela polícia – por homicídio, tráfico de drogas e roubo. Eles foram identificados e encaminhados, juntamente com o condutor do caminhão, para a Polícia Civil.Os três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006. (DifusoraNews)-A MUSICA FAZ PARTE DA PARCERIA BAU E JORNALISMO,ENTÃO MAIS UMA MUSICA DA BOA E DE QUALIDADE DAS MELHORES (aperte o play e vamos cutir uma panorama de musicas  de serestas e algumas bregas bem brasileiros – breno oliveira 

Idosa de 62 anos é assassinada a tiros dentro de casa no interior do Maranhão

Uma idosa de 62 anos, identificada como Joana Andrada Souza, foi assassinada a tiros dentro de casa durante o último fim de semana no povoado São Felipe, no município de Matinha, na Baixada Maranhense.
Segundo informações da polícia, homens armados bateram na porta da residência se passando por policiais. Ao abrir a porta, os suspeitos entraram de forma agressiva, alegando estar à procura de um parente da vítima.O barulho acordou a idosa, que, ao verificar o que acontecia, foi atingida por disparos feitos por um dos criminosos. Mesmo após cair, ela ainda recebeu novos tiros. A filha da vítima tentou reagir e entrou em luta corporal com os suspeitos, mas acabou sendo agredida com coronhadas na cabeça.
De acordo com testemunhas, a casa já havia sido invadida anteriormente por pessoas que também afirmavam ser policiais.O caso está sendo investigado pela Delegacia Regional de Viana. A Polícia Civil informou que segue ouvindo testemunhas e colhendo provas para esclarecer a motivação do crime. A BOA MUSICA ESTÁ LADO A LADO COM A NOTICIAS, ENTÃO TÁ NA HORA DE UMA BOA MUSICA(aperte o play -e ouça um grande   criador da sofrencia-PABLO, RECORDANDO PASSADO SOFREDOR – 
  1. Nesse dia 20 de novembro comemoramos o dia nacional da consciência negra. Essa data se associa à luta contra a escravidão e todas as formas de discriminação, em razão da raça ou da cor da pele. Os afrodescendentes no Brasil sofrem até hoje os efeitos de uma “abolição” nunca completada e de uma ideologia de superioridade branca, que continua a alimentar formas abertas ou disfarçadas de discriminação.O BAÚ HOMENAGEA OS NOSSOS IRMÃOS NEGROS, A MUSICA ESTA PRESENTE CONSCIENTEMENTE QUE CONTINUA DE PÉ BATENDO FIRME CONTRA A DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E RACIAL –aperte o play e O FILHO DE BOB MARLEY, EM HOMENAGEM A TODOS  OS IRMÃOS REGUEIROS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *