10/02/2025

VERGONHA NACIONAL TEM PEIXE GRAÚDO NA REDE DA IRMÃ DE UMA SENADORA DO MARANHÃO,LICENÇAS FALSAS EM TORNO DE 90% DAS CANCELADAS SÃO DO MARANHÃO ONDE A IRMÃ É SUPERINTENDENTE DA PESCA,MUITA GENTE DE BACABAL ESTÁ NA MALHA FINA DA VERGONHA NACIONAL***ANCELOTTI CONVOCA A SELEÇÃO PARA OS DOIS ULTIMOS AMISTOSOS DE 2025,CONTRA JAPÃO E CHINA, NA MIRA DO BRASIL***MUDANÇA DO CALENDÁRIO INCLUINDO NA ESTRUTURA DAS DISPUTAS UM MAIOR NÚMERO DE VAGAS PARA A CLASSIFICAÇÃO DE CLUBES DE TODO O PAÍS, NAS COMPETIÇÕES NACIONAL ,BENEFICIA OS CLUBES MARANHESES ABRINDO MAIS OPORTUNIDADE PARA MAIS GENTE ***

Por Osmar Noleto

 RODA VIVA ,02-10/2025-Quinta =Feira

                                                                   PATRIMONIO RURAL DE BACABAL 

                              VISITE ,DEPOIS DA CURVA DO ANUM,SISTEMA DO SAAE

Beauty & Care-Referência em  beleza, uma experiência única  Av.Ville Roy 1311- BOA VISTA- RORAIMA

TEM VERGONHA NACIONAL NA REDE DE PESCA DA IRMÃ DA SENADORA   ELIZIANE GAMA, SUPERINTENDENTE DA PESCA NO MARANHÃO,90% DAS LICENÇAS  DE PESCA SÃO FALSAS O ESTADO É O CAMPEÃO  DE REDE MALHA FINA PARA PESCAR O PEIXE SEGURO E DEFESO

ANCELOTTI TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASLEIRA CONVOCA ATLETAS PARA DOIS AMISTOSOS INTERNACIONAIS

DAS QUASE 132 MIL LICENÇA DE PESCA ,90 POR CENTO É DO MARANHÇÃO, EM BACABAL TERM MUIT GENBTE ENVOLVIDO EM VÁRIOS ASPECTOS  COMO UM  DOS MAIS GRAVES  O  FALSO ENDEREÇO PARA PESSOAS DE OUTROS MUNICIPIOS,

DOS 100  MIL PESCADORES EXISTENTES NO MRANHÃO, PRESUME-SE QUE SÓ NA REGIÃO DO MEARIM EXISTEM MAIS DE 20 MIL PESCADORES,AGORA,PASMEM FALTA PEIXE NAS FEIRAS E MERCADOS,POIS ,HOJE A PSICULTURA É QUEM ABASTECE O MERCADO E PRECÁRIAMENTE,TOMANDO POR BASE APENAS A CRIAÇÃO DO TAMBAQUI,APESAR DE TERMOS OFICIALMENTE SETE ESPÉCIES  DE PEIXES LIBERADOS PARA A CRIAÇÃO DO PEIXE CONFINADO. . . CONFORME VOCÊ VAI VER  AQUI NESSA REPORTAGEM

O BAÚ DA MUSICA TEM A NOSSA ABERTURA DE HOJE  COM UM GRANDE SUCESSO MUSICAL (aperte o play e ouça agora,  se aletra dessa musica for uma semelhança do assunto do peixe, é uma mera coincidência minha genteBEZERRA DA SILVA  é ladrão que não se acaba mais

100 mil pescadores têm licenças suspensas no Maranhão por supostas irregularidades

O estado do Maranhão lidera o ranking nacional de suspensões de licenças de pescadores e pescadoras profissionais, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A medida, que atinge especialmente o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), foi oficializada por meio da Portaria nº 548/2025 publicada nesta quarta-feira 1º de outubro.No total, foram 131.695 suspensões de licenças em todo o Brasil. Somente no Maranhão, cerca de 100 mil registros foram cancelados por suspeitas de irregularidades no sistema.A medida entra em vigor a partir do dia 6 de outubro e os pescadores afetados terão um prazo de 30 dias corridos para apresentar recurso.Desde 2023, o MPA atua em parceria com a Polícia Federal para combater acessos indevidos e fraudes nos sistemas de registro da atividade pesqueira.As investigações já resultaram em diversos mandados de busca e apreensão em várias cidades do país.Além disso, a Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP) realiza auditorias frequentes nas bases de dados para identificar inconsistências.Somente em 2025, mais de 300 mil licenças foram canceladas por falta de recadastramento obrigatório em todo o território nacional. Outras 7.900 licenças foram extintas em decorrência do falecimento dos titulares.

Listamos aqui sete espécies mais indicadas para criação em tanques:

TAMBAQUI-É uma espécie de origem amazônica e possui algumas características que favorecem sua criação em tanques e viveiros escavados.Essa espécie é muito adaptável ao policultivo, desde que não seja a espécie dominante. Sua alimentação é baseada em frutos e sementes, além da ração balanceada indicada. O Tambaqui pode chegar a pesar 45 quilos e a medir 1 metro de comprimento.

DOURADO- O dourado é conhecido como peixe esportivo e é encontrado, originalmente, nos rios Paraná, Paraguai, Uruguai, Chapare e Mamoré, além das bacias ligadas à lagoa dos Patos.Suas vantagens são rápido crescimento e ganho de peso, uma carne conhecida pelo sabor de qualidade, é uma espécie que se adapta bem à alimentação artificial mesmo sendo carnívora e é possível cria-lo em tanques de policultivo.

Tilápias-É uma das espécies mais comuns da piscicultura, sendo um ótimo negócio. Suas vantagens são a grande capacidade reprodutiva, sua grande tolerância à troca de temperatura, resistência à concentração de sal na água e facilidade de se encontrar alevinos para compra.

Carpa-É uma espécie muito conhecida e ótima para a criação, pois pode ser criada com outras espécies, pode ser utilizada tanto pra consumo quanto para ornamentação, se alimenta de fonte animal ou vegetal e pode chegar até a 100 quilos.

  1. Pacu-O pacu é uma espécie que tem destaque na piscicultura brasileira, sendo uma das mais cultivadas do país.Entre as vantagens em sua criação, destacamos a adaptabilidade à alimentação industrializada, a capacidade de sobrevivência a regiões frias e uma carne muito apreciada pelo sabor e pela textura.

Pintado-O pintado é um peixe caracterizado pelo nome, pois possui pintas pelo corpo. Entre os benefícios em sua criação, destaca-se a grande rentabilidade, bem como o fato de possuir uma carne nobre, conhecida por sua suavidade e pela ausência de espinhos. O pintado tolera diferentes temperaturas e pode se reproduzir em qualquer ambiente aquático.

  1. Piau e piapara São duas espécies pertencentes à mesma família e tem como principal característica sua boca pequena e cheia de dentes.Eles possuem boa capacidade de reprodução e que serve para ornamentação de aquários para além do comércio alimentício e adapta-se bem ao manejo da piscicultura.

A PAUTA  DO BAU TEM  MUSICAS DE  BOA QUALIDADE(aperte o play e ouça aqui e agora WELDAS JOSÉ – TAPA NA LATINHA –

EXPECTATIVA-MUDANÇA NO CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO,VAI BENEFICIAR O FUTEBOL MARANHENSE-SAIBA AQUI, E AGORA

                              Futebol maranhense pode ter até 5 clubes no cenário nacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quara (1tº) mudanças em todas as competições nacionais. A decisão impacta diretamente os clubes do Maranhão, que ganharam reposicionamento no calendário de 2026.O estado terá quatro representantes confirmados no cenário nacional e possibilidade de uma quinta equipe, o Moto Club.

BRASILEIRÃO 

O Maranhão Atlético Clube (MAC), após conquistar o acesso em 2025, disputará a Série C em 2026. Já Imperatriz e IAPE, vice e terceiro colocados no Estadual, entram na Série D.

Além deles, o Sampaio Corrêa, por figurar entre os 32 melhores da Série D de 2025, também participará da competição. O Moto Club depende do Ranking Nacional de Clubes para tentar vaga.

A Série C deve sofrer alterações a partir de 2026. Apenas duas equipes serão rebaixadas até 2027, e a previsão é que em 2028 a divisão tenha 28 times. A partir daí, seis clubes passarão a cair por temporada, segundo a projeção da CBF.                                    COPAS

O torneio nacional terá aumento no número de participantes, passando de 92 para 126 equipes. Com isso, a Federação Maranhense de Futebol conquistou três vagas, distribuídas conforme a classificação do Estadual. Estão confirmados MAC, Imperatriz e IAPE para a edição de 2026.

A Copa do Nordeste também sofreu ajustes. A fase eliminatória foi extinta, e a competição passa a iniciar na fase de grupos, que contará com quatro chaves de cinco equipes cada. No caso do Maranhão, campeão e vice do Estadual de 2025, MAC e Imperatriz, garantiram presença.                                     RESUMO DAS PARTICIPAÇÕES

O calendário de 2026 posiciona os times maranhenses da seguinte forma: MAC, Imperatriz e IAPE na Copa do Brasil; MAC e Imperatriz na Copa do Nordeste; MAC na Série C; e Imperatriz, IAPE e Sampaio Corrêa na Série D. O Moto Club só jogará a Série D se for beneficiado pelas vagas remanescentes do Ranking Nacional de Clubes.

O BAÚ ESTA COM SEU REPERTORIO A DISPOSIÇÃO (aperte oplay eouça aqui eagora,FÁTIMA LEÃO  AGORA)

MAIS FUTEBOL ,MAIS FUTEBOL BRASILEIRO ,AGORA SELEÇÃO  RUMO A COPA DO MUNDO 

O técnico Carlo Ancelotti divulgou na tarde desta quarta-feira, 1º, a lista dos 26 convocados da seleção brasileira para os amistosos com Coreia do Sul e Japão, ambos a serem disputados na Ásia, neste mês de outubro.

Duas das novidades são velhos conhecidos da seleção e de Ancelotti: Vini Júnior e Rodrygo, astros do Real Madrid. O primeiro não havia sido chamado para os dois últimos compromissos da seleção nas Eliminatórias porque estava suspenso diante do Chile. Já Rodrygo aparece na lista pela primeira vez com Ancelotti. O treinador havia preterido o meia-atacante porque, segundo explicara, tinha o objetivo de conhecer outros nomes que jogam na mesma posição e porque o jogador não estava na sua melhor forma física. Neymar, mais uma vez lesionado, continua fora. Ele completará neste mês dois anos sem atuar pela seleção.

Carlo Ancelotti, técnico da seleção brasileira, convocou 25 jogadores para amistosos com Coreia do Sul e Japão Confira a convocação da seleção brasileira para amistosos em outubro
  • Goleiros: Bento (Al-Nassr), Éderson (Fenerbahçe), Hugo Souza (Corinthians).
  • Defensores: Carlos Augusto (Inter de Milão), Caio Henrique (Monaco), Douglas Santos (Zenit), Éder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Lucas Beraldo (PSG), Vanderson (Monaco) e Wesley (Roma).
  • Meias: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joelinton (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham).
  • Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Junior (Real Madrid). A lista foi um pouco modificada por causa de lesões. Todos com contusões musculares, AlissonMarquinhosAlexsandro RibeiroAndrey Santos e Raphinha não puderam ser convocados.
Membros do departamento de seleções e da comissão técnica percorreram estádios do Brasil e da Europa para observarem jogadores nas últimas semanas. Ancelotti não assistiu às partidas de perto. Ele preferiu passar os últimos dias com a família em sua casa no Canadá, um dos países-sede da Copa do Mundo de 2026, antes de voltar ao Rio para anunciar os convocados. O Brasil enfrenta os sul-coreanos no dia 10, às 8h (de Brasília), em Seul. O duelo com os japoneses está marcado para o dia 14, às 7h30 (de Brasília), em Tóquio. Os confrontos fazem parte do planejamento do Departamento de Seleções de enfrentar diferentes escolas de futebol de olho na preparação para a Copa do Mundo do ano que vem.

Serão os primeiros compromissos da seleção brasileira desde o fim das Eliminatórias. Depois haverá novos amistosos em novembro na Europa, em Londres e provavelmente em Paris, segundo falou Rodrigo Caetano, coordenador de seleções. Com Ancelotti, o Brasil tem duas vitórias, um empate e uma derrota, esta sofrida para a Bolívia.

A PAUTA DO NOSSO BAÚ DA MÚSICA NOS OFERECE AGORA (aperte o play para ouvir  VALÉRIA ALVES  -pot-pourri uma seleção de sesta pra curtir-meleva pra casa ETC

VERGONHA NACIONAL 
IRMÃ DE UMA SENADORA MARANHENSE É A PRINCIPAL RESPONSAVÉL PELO CANCELAMENTO  DAS CARTEIRAS DE PESCADORES,  90% POR CENTO É DO MARANHÃO.

Ministério da Pesca cancela mais de 100 mil carteiras de pescadores falsas liberadas pela irmã da Senadora Eliziane

Em todo o país, o MPA suspende mais de 130 mil Licenças de pescadores e pescadoras profissionais inscritos no RGP em todo o Brasil. Decisão foi tomada após auditoria interna promovida pelo Ministério identificar tentativas de golpes e fraudes.
Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão (SFPA-MA), irmã da Senadora Eliziane Gama (PSD).

Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão (SFPA-MA), irmã da Senadora Eliziane Gama (PSD)

ELISVANIA GAMA – IRMÃ DE ELIZIANE GAMA  SENADORA 

VERGONHA NACIONAL – O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou, nesta quarta-feira (1º), a suspensão de 131.695 Licenças de pescadores e pescadoras profissionais inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) em todo o país. A decisão foi publicada por meio da Portaria MPA nº 548/2025. A informação consta no site do Governo Federal E adivinhem qual o estado com o maior número de cancelamentos? O Maranhão! Aliás, 90% do cancelamentos de todo o Brasil são originários em terra maranhense e trata-se de novos cadastros realizados pela Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Maranhão (SFPA-MA), cuja titular é a senhora Elisvane Pereira Gama, irmã da senadora maranhense Eliziana Gama (PSD). São mais de 100 mil RGP suspensos pelo MPA apenas no Maranhão.As suspensões estão de acordo com os termos da Portaria MPA nº 127, de 29 de agosto de 2023. Os interessados poderão recorrer em até 30 dias corridos, contados a partir da data em que a Portaria entra em vigor – dia 06 de outubro de 2025.

O MPA atua desde 2023 em parceria com a Polícia Federal para investigar e resolver problemas com acessos irregulares e fraudes nos sistemas do MPA. Enquanto o Ministério, por meio da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP) faz frequentes auditorias nas bases de dados, a PF já realizou diversos mandados de busca e apreensão em várias cidades brasileiras.

Segundo a secretária nacional da SERMOP, Carolina Dória, a parceria do MPA com a Polícia Federal e com órgãos de controle do Governo Federal, como a Controladoria Geral da União, reflete o compromisso do Ministério em garantir os direitos dos pescadores e pescadoras artesanais em todo o Brasil.

Essa decisão é fundamental para proteger a política pública pesqueira de fraudes e golpes. Nosso compromisso é assegurar que o Registro Geral da Atividade Pesqueira seja transparente e reflita, de fato, os direitos de quem vive da pesca. Trabalhamos lado a lado com a Polícia Federal e com os órgãos de controle para que os profissionais tenham a segurança de que suas licenças são legítimas e respeitadas”, afirmou.

Em entrevista coletiva concedida neste mês de setembro, o ministro André de Paula reforçou que o Governo Federal sempre atuará para combater as fraudes e não medirá esforços para adotar medidas preventivas de gestão para maior controle das políticas públicas.

Registros cancelados em 2025 – O Ministério da Pesca e Aquicultura tem trabalhado para garantir a transparência na emissão do RGP e das licenças de pescadores profissionais, com a atualização dos sistemas e dos dados dos registros. Somente neste ano, mais de 300 mil licenças foram canceladas por falta de recadastramento obrigatório e outras 7,9 mil foram extintas devido ao falecimento dos titulares.

A PAUTA MUSICAL DA PEIXADA MARANHENSE TRAS UMA BOA QUALIDADE DE MUSICA  REGADA A PEIXE DE PRIMEIRA LINHAGEM(aperte o play-ORIGINAIS DO SAMBA –  (se gritar pega ladrão )

INTERVENÇÃO  NA FEDERAÇÃO MARANHENSE DE FUTEBOL CHEGA AO STF E PARA NAS MÃOS DE  UM MINISTRO MARANHENSE 

         Flávio Dino será relator de reclamação envolvendo a FMF

O caso chegou à Corte na noite de ontem, após Antônio Américo contestar a decisão judicial que o afastou do comando da entidade.

Flávio Dino é sorteado como relator do caso, mas tem relação com magistrado que afastou o recorrente e com a interventora que comanda a entidade

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de reclamação constitucional ajuizada pela defesa de Antônio Américo contra decisão que o afastou da presidência da Federação Maranhense de Futebol (FMF), ocorrida em 4 de agosto.  Segundo  a Imprensa apurou, o caso foi levado ao STF na noite de ontem, após o advogado Hugo Veloso Cavalcante protocolar a solicitação. Contudo, só foi autuado hoje após o sorteio realizado pelo sistema da Corte, que designou o ministro maranhense como relator.  

A decisão que afastou Américo foi proferida pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, em decorrência de uma Ação Civil Pública movida pelo MPMA, que destaca sérias irregularidades na administração e finanças das entidades e de seus dirigentes.  Atualmente, a entidade responsável pelo controle do futebol no Maranhão e representação dos clubes maranhenses na CBF encontra-se sob intervenção, sendo dirigida por cinco diretores sob a supervisão da advogada Susan Lucena.  

Vale ressaltar que, durante seu mandato como ministro da Justiça, Flávio Dino nomeou Douglas Martins e Susan Lucena para comandar organizações vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante sua gestão em 2023.  Na época, o magistrado recebeu o convite para presidir o Conselho Nacional de Política Criminal (CNPCP), ao passo que a advogada foi convidada a fazer parte da Diretoria da Casa da Mulher Brasileira.    Caso o ministro não se declare suspeito para julgar o caso, é provável que a defesa do cartola maranhense conteste o sorteio para pedir a transferência do processo para um novo relator. 

A BOA MÚSICA SEMPEE É SELECIONADA POR AQUI E VEM DO BAÚ DA MUSICA(APERTE O PLAY PARA OUVIR AGORA, Thaguinho Vesseti e Xandes de Pilares -É TODA FELICIDADE

YPÊ BACABALENSE- PATRIMÔNIO RURAL DAS BELEZAS DE BACABAL-APÓS O SISTEMA SAEE CURVA DO ANUM

A NOSSA REFLEXÃO DESTA QUINTA-FEIRA-

Não tenho tempo a perder. A vida é muito curta pra fazer todas as coisas que eu quero fazer. Pra entender alguma coisa do que vale a pena, só do que vale a pena, e aprender a esquecer tudo tudo o que faz a minha alma se sentir pequena.

O ABRAÇO DA MODA EM FORMA DE MÚSICA,VEMDO BAÚ DA  MUSICA DO NOSSO BLOG,E BUSCAMOS- EM RITIMO DE XOTE – AMADO BATISTA E AGNALDO TIMOTEO-AGORA (aperte o play e cante com o passado que sempre presente é sucesso popular) 

RODA  VIVA sempre presente com a noticias  através  de um trabalho  jornalístico sério e comprometido com a verdade,levando a distância a voz da região de  Bacabal e do  Maranhão (ANOTE – NÃO SOU BLOGUEIRO PORQUE SOU JORNALISTA,NÃO VIREI JORNALISTA PORQUE SOU  BLOGUEIRO