Defesa vai alegar insanidade mental de Besouro Pagodinho
José da Silva Frazão Neto, mais conhecido por seu apelido, “Besouro Pagodinho”, é acusado de calúnia e difamação contra uma delegada do município de Zé Doca (MA) (veja aqui). O bacabalense foi preso em São Paulo (SP) na tarde da última segunda-feira, dia 24.
Na região do Médio Mearim, vários portais de notícias e páginas no Instagram repercutiram a informação. Os internautas aprovaram e comemoram a prisão. Besouro Pagodinho é conhecido por espalhar vídeos em que ele difama moradores de vários municípios do Maranhão, entre eles Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos, Peritoró, Bacabal, Barra do Corda, dentre outras cidades.
A transferência do preso para o Maranhão já está sendo analisada. Caso ele venha responder pelos seus crimes neste estado, o mais provável é que ele fique custodiado na Unidade Prisional de Ressocialização de Piratininga, em Bacabal.
O que se sabe é que, apesar da lucidez vista nos vídeos, a defesa do acusado deverá alegar inocência por insanidade mental. Por conta disso, ele não deverá ser considerado imputável, ou seja, que não pode responder por seus atos e ser condenado a alguma pena. A defesa deverá usar ainda o argumento de que ele estaria sendo usado por terceiros.Antes de ser preso, Besouro Pagodinho gravou um vídeo alegando sofrer de depressão e estar doente. Na gravação, ele afirma estar arrependido. Apesar de não parecer muito convincente, a alegação deverá ser usada pela defesa.A dúvida que resta é se este é apenas um artifício que será usado pela defesa no intuito de livrá-lo das grades ou se realmente ele sofre de algum transtorno e foi usado por outras pessoas para difamar desafetos?