13 de abril de 2025

*****JORNALISMO MARANHENSE PERDE LUIZ FERNANDO,ELE DEIXA UM GRANDE LEGADO DE RESPEITO E SERIEDADE NO EXERCICIO DA NOTICIA JORNALISTICA*****STF-SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PUBLICA ACORDÃO FALANDO DO ANDAMENTO DAS DENUNCIAS ,CONTRA BOLSONARO QUE , NO MOMENTO ESTÁ HOSPITALIZADO EM BRASILIA*****AS REMINISCÊNCIAS DE BACABAL ESTARÃO FAZENDO PARTE AQUI EM NOSSO BLOG COMO PAERTE DOS 105 ANOS DE BACABAL. . .E HOJE ZÉ LOPES NOS DELEITA COM UM BACABAL DE CRIATIVI DADE,MUSICA O FARDO, QUE TRÁS UMA FRASE INTERESSANTE -MEU CANTO NASCE CHEIO DE EMOÇÃO,É O FARDO DE QUEM CARREGA BACABAL NO CORAÇÃO*****

Por Osmar Noleto

MEU CANTO NASCE CHEIO DE EMOÇÃO, É O FARDO DE QUEM CARREGA BACABAL NO CORAÇÃO”

DAQUI A 03(TRÊS) DIA TEREMOS 105 ANOS

                                     REMINSCÊNCIAS 

INAUGURAÇÃO DO 2º MERCADO MUNICIPAL DE BACABAL, O 1º É AQUELE PREDIO EM FORMA DE UM GUARDA CHUVA EM FRENTE AO COLÉGIO DE ALICE MENDES ,EI,POIS QUE NESSE DIA DA FESTA DO MERCADO EU ESTAVA LÁ, VERDADE.

                           PERDEMOS  LUIZ CARDOSO

   O JORNALISMO MARANHENSE DE LUTO  

O jornalista Luís Cardoso foi encontrado morto neste sábado, 12, em sua residência, em São Luís. A suspeita da família é de que ele tenha sofrido um infarto enquanto estava sozinho.Reconhecido por seu estilo destemido e de grandes denúncias, Luís Cardoso era titular de um dos blogs mais acessados do Maranhão.Nosso respeito e sinceros sentimentos aos amigos e familiares, em especial aos seus filhos.O velório começou às 10h, deste ontem  (13), na Central de Velórios Pax União, no Canto da Fabri, centro da capital maranhense. O sepultamento ocorre hoje  segunda-feira (14), às 09h no Memorial e Crematório Pax União, em Paço do Lumiar, próximo do Valparaíso.Cardoso deixa 07 (sete) filhos, entre eles, os influentes blogueiros Luís Pablo, Neto Ferreira e Yure Almeida (atual7).
Brandão diz manter base de 35 deputados na Assembleia.
Em discurso neste domingo, em Paço do Lumiar, o governador Carlos Brandão reconheceu a atuação de desertores, mas afirmou contar com o apoio de 35 deputados na Assembleia Legislativa do Maranhão. “Dá pra governar tranquilo”, disse o chefe do Palácio dos Leões, ao lembrar que “nem Jesus Cristo agradou a todos”.A declaração foi feita ao lado da presidente da Assembleia, Iracema Vale, e do prefeito Fred Campos. Ambos caíram na risada.Brandão possivelmente se referia ao grupo liderado pelos comunossocialistas Rodrigo Lago, Carlos Lula, Othelino Neto etc, sob a influência do ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino.

STF publica acórdão que tornou Bolsonaro réu; saiba próximos passos

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta sexta-feira (11) a decisão da Primeira Turma que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados réus por planejarem e tentarem um golpe de Estado fracassado.

Bolsonaro ainda não se manifestou sobre o acórdão. De acordo com nota do Partido Liberal (PL), o ex-presidente passou mal durante a madrugada e está internado em um hospital em um Hospital em Brasilia”.Com cerca de 500 páginas, o acórdão – decisão única proferida por um grupo de juízes – resume o julgamento realizado em 26 de março, quando os cinco ministros da Primeira Turma aceitaram por unanimidade a denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.A publicação do documento é um passo indispensável para a continuidade do caso, pois marca a formalização por escrito do que foi julgado. Com isso, as defesas podem ser notificadas e têm a oportunidade de apresentar questionamentos ao que foi registrado pelo acórdão. O prazo mais comum é de cinco dias a partir da notificação.Apenas depois de vencida toda a etapa de instrução – cujo ritmo de avanço depende, por exemplo, da quantidade de petições que serão apresentadas por defesa e acusação – é que eventual julgamento de mérito deverá ser marcado, e a Primeira Turma deverá votar se absolve ou condena os oito réus.

Os ministros que compõem a Primeira Turma e são responsáveis pelas decisões no caso são Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia.Até o julgamento de mérito, a regra é que os réus respondam à ação penal em liberdade. Eventual prisão para cumprimento de pena só poderá ocorrer após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais nenhuma possibilidade de recurso.É possível que seja determinada a prisão preventiva, antes da condenação, de algum dos réus, mas isso pode ser feito somente se forem atendidos diferentes critérios previstos pela legislação penal. Entre os fatores considerados estão o risco ao andamento da ação, o risco de fuga e a ameaça à ordem pública.Esse é o caso do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro em 2022. Ele está preso desde dezembro em uma instalação do Exército, após ter sido acusado pela Polícia Federal (PF) de tentar obstruir as investigações.Entenda

Ao todo, a PGR denunciou 34 pessoas por envolvimento na trama golpista. Todos foram acusados pelos mesmos cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, deterioração do patrimônio público tombado e dano qualificado por emprego de violência e grave ameaça. Somadas, as penas superam os 30 anos de cadeia.Em 26 de março, a Primeira Turma julgou o núcleo principal da denúncia, composto por Bolsonaro, ex-ministros de Estado, assessores da Presidência e militares. A denúncia foi aceita por unanimidade em relação a todos. Foi a primeira vez que um ex-presidente se tornou réu no Supremo por crimes contra a ordem democrática.

Os oito réus do chamado “núcleo crucial” do golpe são:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • — Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
  • — General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • — Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência – Abin;
  • — Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • — Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • — Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • — Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

COMENTANDO OS FATOS

DAQUI  A TRÊS DIAS TEREMOS 105 ANOS,BACABAL FICA MAIS VELHO

MINHA GENTE. . . Sou mais novo do que minha terra apenas 20 anos,já vivi muitas coisas boas,ruins e péssima de todas as formas em especial na esfera administrativa,quando vejo  se falar em 105 anos fico cá com os meus botões,será que era isso que aquele menino  que nasceu na Rua da Salvação,se criou na Rua do Quebra Coco,ainda Jovem morou na do Tecelão (ou Rua do Buraco do Tatú)depois morador  da Manoeol  Alves de Abreu,hoje morador da Rua do Cemitério,claro,  que tudo isso passa como um filme na nossa cabeça,então, as  reminiscências que  vamos mostrar por aqui , todas elas  eu assisti  a sua funcionalidade ou mesmo ajudei em alguma coisa,e hoje  queria comungar com um menino  criado na Rua do Tecelão,assiduidade como,interprete,compositor,musicólogo,poeta  e Bacabalense raiz,falo do companheiro ZÉ LOPES me junto a êle para somar  na conservação do nosso passado,pois essa história que se conta deveria ter incentivo de nossas autoridades,pois uma  cidade história não tem passado,é o ,ZÉ LOPES inteligentemente compôs uma pérola,o FARDO, nessa composição  o nosso  Poetinha foi buscar no fundo as nossos personagens que  os senhores  administradores que já esqueceram , o ZÉ fez a lição  do anonimato,fala de muita gente ,mais ficou espeço para o nosso poetinha inclui nesse seu trabalho , agora senhores  VEREADORES,em vez  de vocês distribuiram  por questões pessoais  e de subserviênicias,o mal fadado TITULO DE CIDADANIA,por favor reconheçam o menino Zé Lopes com a  Medalha de Honra ao Mérito Brasilino  Miranda,se não sabem como funciona me coloco a disoposição  de qualquer um dos senhores e senhoras,seria just a homenagem,pois bem vamos  carregar sobre  a nossa audição ZÉ LOPES O FARDO HOMENAGEM A BACABAL-JOIA DE LUXO PARA 105 DE IDADE. . (APERTE O PLAY E OUÇA zé lopes-o fardo) evocê está sendo homenageado com uma obra prima  do poetinha”MEU CANTO NASCE CHEIO DE EMOÇÃO, É O FARDO DE QUEM CARREGA BACABAL NO CORAÇÃO”

REMINISCÊNCIAS- COMEMORANDO OS 105 ANOS – IGREJA MATRIZ
IGREJA MATRIZ, EM AJUDEI AI SEU MOÇO,ESTUDAVA NA ESCOLA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO,PROFESSOR ALICE MENDES,PERIODO EM QUE PADRE COSTA ADMINISTRAVA CONSTRUÇÃO DA IGREJAMQUEM NÃ SABIA DAS LIÇÕES TINHA QUE TRANSPORTAR TELHA DA RAMPA EM FRENTE A IGREJA,COM QUOTA ESTIPULADA- 100 TELHAS, COLABOREI COM MEU TRABALHO INFANTIL.
O ABRAÇO DA MODA- – – A TODOS OS HOMENAGEADOS  PELO ZÉ LOPES PELA SUA VASTA CRIATIVIDADE AO NOSSO  POETINHA , TODAS AS HONRAS 
                                      APOIO BAR DO BULÃO-O PONTO DE ENCONTRO DE AMIGOS