15 de março de 2025

LEIA HOJE NO RODA VIVA *** ***PONTE SOBRE O RIO MEARIM EM BACABAL, SÓ SERÁ INTERDITADA NA PARTE DA NOITE DAS 8 HS AS 5 DA MANHA *** ***EX-PRESIDENTE SERÁ JULGADO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO*** ***ALEXANDRE VOTA CONTRA IRACEMA,FAVORECENDO O SOLIDARIEDADE DE OTHELINO E COMPANHIA*** ***O INEXPLICAVÉL SILÊNCIO DA CEADEMA SOBRE O PASTOR GIL INDICADO PARA CONCORRER AS ELEIÇÕES,HOJE NO BANCO DOS RÉUS PELO STF*** ***INDIOS INTERDITAM FERROVIA DOS CARAJÁS ENTRE BOM JESUS DO TOCANTINS E MARABÁ, 4 MIL PASSAGEIROS ESTÃO PREJUDICADOS *** *** FINAL DE SEMANA O BAR DO BULÃO É LOCAL DE ENCONTRO DE AMIGOS***

Por Osmar Noleto
  • ALEXANDRE   QUER BOLSONARO COMO RÉU , PGR MANIFESTOU-SE FORMALMENTE  A FAVOR DO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA  CONTRA O EX-PRESIDENTE 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se formalmente, nesta quinta-feira (13), a favor do recebimento da denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros acusados de tentativa de golpe de Estado. O parecer, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, rebate os argumentos das defesas apresentadas na última semana e sustenta que há elementos suficientes para que os denunciados se tornem réus. Segundo a PGR, o material reunido na investigação indica a existência de um núcleo central que teria arquitetado medidas para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, por meio de ações que incluíam a deslegitimarão do processo eleitoral e a tentativa de mobilização de forças militares e políticas para reverter o resultado das urnas. Entre os denunciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), além de outros ex-integrantes do governo e aliados políticos. De acordo com a denúncia, eles teriam participado de uma estratégia coordenada para enfraquecer as instituições democráticas, com a divulgação de falsas alegações sobre fraudes eleitorais e a promoção de discursos que incentivavam a insurreição popular e militar. ,O Brasil  vai  ver, pela primeira vez, um ex-presidente da República respondendo na Justiça por tentativa de subversão da ordem democrática.

A Ferrovia Carajás, que liga São Luís (MA) a Parauapebas (PA), segue interditada nesta quinta-feira (13) devido ao protesto de indígenas da etnia Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no Pará.

As viagens estão suspensas desde o último domingo (10), impactando cerca de 4.400 passageiros, segundo a Vale, responsável pela operação da ferrovia. Os manifestantes acusam a mineradora de ultrapassar os limites da área indígena, invadindo cerca de 500 metros do território. Eles exigem uma solução definitiva antes de liberar a ferrovia. Enquanto isso, tendas e estruturas de madeira foram erguidas no ponto de bloqueio, entre Bom Jesus do Tocantins e Marabá (PA).A Vale afirmou que aguarda a desocupação pacífica da linha, conforme decisão judicial, e reforçou que está aberta ao diálogo com a comunidade e o poder público. A empresa também destaca que vem cumprindo suas obrigações conforme acordos firmados e homologados pelo Judiciário.

                          ORIENTAÇÕES PARA PASSAGEIROS

A suspensão afeta as viagens desta quinta (13) e sexta-feira (14). Passageiros podem remarcar os bilhetes ou solicitar reembolso dentro de 30 dias. Para mais informações, a empresa disponibiliza o canal Alô Vale (0800 285 7000).A interrupção também impacta a distribuição de combustíveis na região Norte, segundo a Vale.A mineradora reafirma seu respeito ao direito de manifestação, mas pede que a circulação de trens seja restabelecida para garantir o direito de ir e vir da população.

25   DE MARÇO  SERÁ UM  DIA HISTÓRICO PARA O NOSSO PAÍS.1º EX-PRESIDENTE DA  REPÚBLICA  JAIR BOLSONÁRO ,COMO DENUNCIADO  VAI SENTAR NO BANCO DOS RÉUS .

Numa celeridade incrível, no mesmo dia que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, havia liberado a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise da 1ª Turma, o ministro Cristiano Zanin marcou a data do julgamento da denúncia sobre o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e alguns aliados por suposta tentativa de Golpe de Estado.Zanim marcou o julgamento para o dia 25 de março, sendo iniciado numa sessão extraordinária, às 9h30. Os ministros ainda vão realizar outras duas sessões uma ordinária às 14h do mesmo dia 25, e outra sessão extraordinária, às 9h30 do dia 26 de março.

A 1ª Turma do STF é formada Cristiano Zanin, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Flávio Dino.Os ministros irão decidir se a denúncia é sólida o suficiente para que o processo penal seja aberto e os acusados se transformem em réus.  Vale salientar que ainda não é um julgamento da culpa ou inocência dos acusados, apenas uma análise prévia sobre os requisitos legais.

Bolsonaro estranhou a celeridade do processo e que o caso esteja sendo apreciado pelo STF e não na primeira instância, como acontece em outros países.

Em outros países como Alemanha e EUA, casos semelhantes a Golpe de Estado, tramitam na primeira instância, mas no Brasil, que tem a 30ª justiça mais lenta do mundo, segundo o Banco Mundial, um inquérito repleto de problemas e irregularidades contra mim e outras 33 pessoas está indo a julgamento em apenas 1 ano e 1 mês (de 8 de fevereiro de 2024 a 25 de março de 2025). É impressionante! Parece que o devido processo legal, por aqui, funciona na velocidade da luz. Mas só quando o alvo está em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto para Presidente da República nas eleições de 2026”, desabafou Bolsonaro. É aguardar e conferir, afinal dia 25 de março está bem aí.

Pedido de vista suspende julgamento sobre eleição da Alema no STF

Um pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu logo em seu início o julgamento virtual da ação do Solidaridade questionando a reeleição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada estadual Iracema Vale (PSB).O partido insurge-se contra o critério de desempate por idade – que acabou garantindo a declaração de vitória da socialista, após doi empate em 21 a 21, com o deputado Othelino Neto (SD).No início da semana, a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, liberou seu voto pela legalidade do dispositivo, no que parecia um vazamento, já que o caso só começaria a ser apreciado no dia 21 de março. isso, contudo, o julgamento foi antecipado, e deveria estender-se desde esta sexta-feira, 14, até o próximo dia 21.Com o pedido de vista e a suspensão, o prazo deve ser prorrogado, já que a apreciação só será retomada após o voto do ministro.

Marca da entidade que agrega igrejas Assembleias de Deus no Maranhão 

Começa a causar desconforto em pastores assembleianos o inexplicável silêncio da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado Maranhão (CEADEMA) em relação ao deputado federal Pastor Gildenemyr.( PASTOR GIL )

Marca da entidade que agrega igrejas Assembleias de Deus no Maranhão
Marca da entidade que agrega igrejas Assembleias de Deus no Maranhão...
Foi exatamente a CEADEMA que escolheu o pastor Gil e o indicou como candidato a deputado federal nas últimas duas eleições as quais o parlamentar saiu vitorioso. Acontece que a “escolha” da entidade evangélica foi denunciado em setembro de 2024 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de desvios de dinheiro de emendas parlamentares. E esta semana, na terça-feira, dia 11, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade tornar réus o pastor Gil e mais dois deputados do PL, Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE).Com a denúncia recebida, os deputados viram réus e vão responder pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.
Ocorre que até agora, mesmo diante de toda a repercussão estadual e nacional do caso, a CEADEMA sequer teve a decência de emitir uma nota sobre a situação que envolve um membro da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado Maranhão. É correto a postura da CEADEMA em acovardar-se diante dessa situação tão grave?A CEADEMA deve uma explicação não apenas aos assembleianos, como também, à sociedade em geral. Se faz necessário um posicionalmente dos nobres pastores que integram a entidade…

IRACEMA JÁ SAI  NO PREJUIZO NO STF,ALEXANDRE DED MORKAES VOTO CONTRA A  DEPUTADA

Alexandre de Moraes diverge e vota pela suspensão de regra na eleição da ALEMA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu divergência no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7756, que questiona a eleição para a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão no biênio 2025-2026.

Em seu voto, Moraes considerou inconstitucional a alteração do critério de desempate na eleição da Mesa Diretora, que passou a adotar a idade do candidato como fator decisivo. O ministro argumentou que a mudança foi feita durante o processo eleitoral e favoreceu diretamente uma das candidaturas, comprometendo a lisura do pleito. Segundo Moraes, a alteração fere o princípio da anualidade eleitoral previsto no artigo 16 da Constituição Federal, que impede mudanças nas regras de eleição a menos de um ano do pleito. Ele destacou que qualquer alteração nas normas deve garantir estabilidade, previsibilidade e igualdade de participação dos candidatos, evitando manipulações que possam comprometer a legitimidade do resultado. O julgamento segue no STF, aguardando os votos dos demais ministros.O julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) 7756, movida pelo Solidariedade, foi suspenso nesta sexta-feira (14) pelo Supremo Tribunal Federal após pedido de vistas do ministro Dias Toffoli. A reunião do plenário virtual da Corte foi antecipada em uma semana e o processo estava previsto para ser encerrado no próximo dia 21 de março. No entanto, com o pedido de Toffoli, as atividades podem ficar suspensas por até 90 dias. A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, já havia votado pela improcedência da ADIn, defendendo a legalidade da eleição de Iracema e a constitucionalidade do critério de desempate estabelecido pelo Regimento Interno da Alema. Em seu voto, a ministra argumentou que as Assembleias Legislativas possuem autonomia para definir suas regras eleitorais, desde que respeitados os princípios constitucionais .

Liberado tráfego em ponte sobre o Rio Pindaré para veículos leves, carros oficiais, viaturas, ambulâncias e vans

A ponte sobre o Rio Pindaré, na BR-316, em Santa Inês, estava totalmente interditada desde o dia 3 de marçoO Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que o tráfego para veículos leves, veículos oficiais, como viaturas e ambulâncias, e vans na ponte sobre o Rio Pindaré, na BR-316/MA, a cerca de 10 quilômetros de Santa Inês, foi liberado desde as 16h desta sexta-feira (14).A liberação ocorre em sistema de Pare e Siga, nos dois sentidos da rodovia, com limite de velocidade de 40 km/h.O DNIT ressalta que o tráfego dos veículos de carga está proibido, sujeito às sanções como multas e apreensão.

COMENTANDOS OS FATOS

BAR DO BULÃO UM  LOCAL  DE ENCONTRO DE AMIGOS, NOS FAZ LEMBRAR O ENCONTRO NA SINUCA DO TAMIÓ

MINHA GENTE…porque hoje é sábado, é dia de encontro de amigos no Bar do Bulão, com música ao vivo, aparecendo  um Karaokê, o gostoso paladar da 1ª Dama do Lambau, é impecável o cardápio, panelada a gosto, caldo, petisco de salgados, e se encomendar saia até uma Peixada, o Bar voltou a ser o ponto de encontro dos amigos, boleiros, pagodeiros, enfim o bacabalense das antigas sabe que tem o carinho de quem conhece o assunto. Agora fica aqui o apelo vamos transformar esse recanto para o encontro de amigos,para aquele bate-papo ,gozação de torcidas e torcedores, de qualquer forma para descontrair somos carentes de um ponto como esse, quem não se lembra que a Sinuca do Tamió era um ponto ideal para uma dose de uma branquinha do Manduca Santos com o tira gosto milimétrico do Tamió, que sempre dizia que era tira- gosto e não almoço, isso quando você reclamava do tamanho do limão, da tripa frita, do peixe frito, e você ainda era obrigado a tomar uma e pagar um outra dose ao dono do Bar, agora com a chegada do Ministro ao Bar do Bulão, os tempos são outros,  os tempos idos já se foram.

,         HOJE É SABADAÇO- – É DIA DO BAR DO BULÃO 

PORISSO HOJE DE BAR DO BULÃO, OU (LAMBULÃO) O  POINT DA CIDADE COMUMA ESTUPIDAMENTE GELADA COM TIRA GOSTO A MODA DA CASA-E MUSICA AO VIVO E TEM ATÉ KARAOKÊ.

                                           O ABRAÇO DA MODA -VEM AI A PEIXADA DA TURMA DO PÓ DIA 22

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus, simbolizando renovação, perdão e esperança. É um momento de reflexão sobre o amor de Deus que vence a morte, inspirando-nos a viver com propósito e gratidão. Feliz Páscoa!