12 de fevereiro de 2022

Os seis novatos (as) deputados (as) federais que já podem comprar o paletó (blazer) segundo observadores de plantão ,pode ser esse uma parte do resultado do placar eleitoral de 2022

Por Osmar Noleto

Novatos se destacam pelo poderio eleitoral, articulação e grande musculatura política na capital e no interior do Maranhão.

As eleições 2022 acontecem apenas em outubro, porém, já neste mês de fevereiro é possível mensurar quem tem chances reais de alcançar a vaga, levando em consideração a conjuntura e a musculatura política de cada força.
Das 18 cadeiras na Câmara Federal pertencentes ao Maranhão, pelo menos seis nomes serão de novatos, segundo análise do de alguns observadores políticos vejamos:

DUARTE JUNIOR- Ex-candidato a Prefeito de São Luís saiu das urnas com mais de 216 mil votos, um bom lastro para ser trabalhado  já desponta como franco favorito entre os novatos(a)

ROSEANA SARNEY- É Outro nome que aparece com força é a ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Com quatro mandatos no Palácio dos Leões, a filha do ex-presidente Sarney é tida como um expoente de aprovação popular. Há quem diga que ela se elege sem sair de casa.

DETINHA (ESPOSA DO JOSIMAR)-A deputada estadual Detinha (PL) é classificada como franca favorita para sair das urnas deste ano como uma das mais votadas do Maranhão, dada a quantidade de prefeituras que o seu partido possui., só depende  do caminho que seu esposo vai percorrer

DEDÉ MACEDO- Filho do empresário Dedé Macedo. Deputado de dois mandatos seguidos, Fábio Macedo vem costurando importantes alianças em diversas regionais maranhenses e conquistado apoios de forças políticas de expressão. 

AMANDA GENTIL- Filha do prefeito reeleito de Caxias, é a mais falada no meio político para vencer as eleições desta ano. A jovem possui o empenho do pai e a gigante aprovação da gestão municipal. Isso sem contar as bases deixadas pelo saudoso avó [Zé Gentil, ex-deputado estadual] em inúmeras cidades maranhenses.

FELIPE CAMARÃO-Por último, o petista Felipe Camarão, atual secretário de Estado da Educação, certamente é única pré-candidato a deputado federal que possui bases eleitorais nos 217 municípios maranhenses. O comandante da Seduc é considerado “tubarão” de votos entre seus concorrentes.