SINAL DE ALERTA NA FAMEM, PREFEITOS SE REUNEM PARA DEBATER SOBRE A INDEPENDÊNCIA DA FAMEM,PARA ALGUNS O PREFEITO DE BACABAL ROBERTO COSTA SÓ REPRESENTA OS INTERESSES DO PALÁCIO,JUIZ DE BACABAL MANTEM VEREADORES ELEITOS DE BOM LUGAR E LAGO VERDE,GRUPO BRANDÃO ESPERA UMA LIMPEZA PARA INICIO DE 2025 ,ISTO É ,COM MUITOS PERDENDO BENEVOLÊNCIAS PUBLICAS AGRACIADAS PELO GOVERNO ,SERÁ UM NOVO TEMPO, HOJE É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. . .QUEM É O MENINO DA BELA VISTA QUE COM SEU PERFIL POLITICO DE 25 ANOS DE IDADE SE DESTACA NA POLE POSITION PARA A CORRIDA DE 2025
A DISPUTA PELA PRESIDENCIA DA FAMEM SURGE COMO NOVO CAPITULO DA VIDA POLITICA DO ESTADO,ALGUNS PREFEITOS HOJE SE MANIFESTAM CONTRA O PREFEITO DE BACABAL ROBERTO COSTA , ALEGANDO QUE ELE NÃO REPRESENTA OS INTERESSES DOS MUNICIPALISTAS E SIM ,APENAS OS INTERESSES DO PALÁCIO DOS LEÕES
O grupo, que é formado por uma minoria de gestores, pretende definir um cronograma de trabalho na capital maranhense, visando estratégias para disputar a eleição da entidade, surgem esse grupo demonstrando ser contra a aliança,com o Prefeito Roberto Costa de Bacabal,pois o recém-eleito representa mais os interesses do Pálacio dos Leões do que em relação aos municípios,a alegação principal dos prefeitos em que junho deste ano a FAMEM SE ACOVARDOU NA Judicialização do processo que buscava a obrigatoriedade no repasse de 25% para os Municípios quando dos 535 milhões destinados ao Maranhão,uma desculpa um pouco equivocada,pois o hoje Prefeito Roberto Costa recém-eleito,
estava deputado , e nesse movimento ele nada tinha com a FAMEM, a mentalidade hoje é outra e que trás mais benefícios para a classe municipalista,tendo como exemplo a recente maracutaia de golpe na Assembleia Legislativa e sem sucesso,agora querem usar a FAMEM como pano de fundo,pois, existem interesses de outros mandatários em disputar a presidencia como, os prefeitos de Cantanhede, Zé Martinho (MDB); de Pinheiro, André da Ralpnet (Podemos); de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PL); e de Pedreiras, Vanessa Maia (União Brasil).
NO APAGAR DAS LUZES MAIS UM QUIPROCÓ PARA IR ENCERRANDO MELANCOLICAMENTE A OSTENTAÇÃO POLITICA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO GONZAGUENSE
Concurso de São Luís Gonzaga é barrado pelo TCE por suposta irregularidade eleitoral
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) determinou a suspensão imediata do concurso público nº 001/2024, promovido pela Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão, por irregularidades apontadas na transição municipal e no processo seletivo.A decisão surge após Representação do Coordenador da Comissão de Transição do município, José Aquino de Morais Netto, que identificou uma série de problemas ilegais e administrativos no concurso.O concurso foi homologado em 23 de outubro de 2024, em um período proibido pela legislação eleitoral, com convocações programadas entre 11 e 25 de novembro, o que infringe o artigo 73 da Lei nº 9.504/97, que veda nomeações em ano eleitoral. A representação também indicou a falta de um estudo de impacto orçamentário-financeiro e o não cumprimento das normas de transparência exigidas, além de uma contratação inadequada da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU), responsável pela realização do certame.Em sua decisão, a Conselheira Flávia Gonzalez Leite argumentou que o concurso poderia resultar em aumentos de despesas com pessoal, prejudicando a saúde fiscal do município. A medida cautelar também foi embasada em indícios de descumprimento das obrigações de transição previstas na Instrução Normativa nº 80/2024, que regula a transição de governo no estado.Além de suspender o concurso, a decisão impôs uma multa diária de R$ 2.000,00 ao prefeito, Francisco Pedreira Martins Júnior, caso a medida não fosse cumprida. O TCE/MA determinou ainda que a decisão fosse amplamente divulgada no Portal da Transparência Municipal e deu prazo de 48 horas para que o município tomasse as providências necessárias.O prefeito e a Fundação Sousândrade foram notificados e terão 15 dias para apresentar defesa no processo.
MUDANÇAS NAS BANCADAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM JANEIRO
QUATRO DEPUTADOS VÃO DEIXAR A ASSEMBLEIA NO DIA 31 DE DEZEMBRO PARA ASSUMIR O CARGO DE PREFEITOS PARA QUAIS FORAM ELEITOS SEGUNDO O COMPANHEIRO BLOGUEIRO E JORNALISTA ISAIAS ROCHA, NOVOS NOMES ASSUMIRÃO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM JANEIRO,ELE MOSTRA SUBSTITUTOS E SUBSTITUIDOS-VAMOS LÁ ,VALE A REPRODUÇÃO.
No lugar de Roberto, quem vai assumir é o vereador Keke Teixeira (MDB), presidente da Câmara de Cidelândia. Ele tem um perfil conciliador e deverá atuar em consonância com as pautas defendidas pelo MDB.Enquanto o Prefeito Roberto Costa se prepara para deixar a vaga para o futuro deputado KEKÉ TEIXEIRA, o mesmo se prepara para deixar a Presidencia da Câmara de CIDELÂNDIA ,
Com a vitoria nas ultimas eleições, Rildo Amaral, na disputa de segundo turno contra a candidata Mariana Carvalho (Republicanos), assegura mandato a um novo deputado estadual no Maranhão. Trata-se do suplente Catulé Júnior (PP). Ele ocupará a vaga do hoje deputado estadual Rildo Amaral, que em janeiro de 2025 fará a sua renúncia do cargo para poder assumir o comando do Executivo Municipal em Imperatriz. Catulé Júnior, vai ocupar a vaga de Rildo. Com forte atuação em Caxias, ele foi secretário de Turismo na gestão do ex-governador Flávio Dino. Por conta disso, seu posicionamento em relação à “Batalha de Beckman” acaba sendo uma incógnita.
Outro nome que deixará o legislativo é Juscelino Marreca (PRD), que assumirá o comando do município de Santa Luzia. Ele é da cota governista e se despede da Casa para abrir vaga ao suplente João Batista Segundo (PL), que concorreu sem êxito à prefeitura de Pinheiro. Segundo entra no Legislativo fortalecendo ainda mais a base politica do deputado federal Josimar, cujo partido sempre adotou uma linha mais ao centro. Ou seja, pode votar contra ou favor, sem fazer oposição ao governo.
Por fim, Rafael Leitoa (PSB), que conquistou a prefeitura de Timon, deixará sua cadeira na Alema para o suplente Edson Araújo. Araújo, que já exerceu mandatos legislativos, adotará uma postura mais governista na Casa. O engenheiro de Pesca atualmente é o secretário de Pesca e Aquicultura do Estado do Maranhão
DECISÃO-Juiz mantém número de vereadores em Bom Lugar e Lago Verde
– O juiz João Paulo Mello, da 066ª Zona Eleitoral, negou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) para reduzir o número de vereadores nos municípios de Bom Lugar e Lago Verde com base nos dados populacionais do Censo 2022.O MPE havia solicitado à Justiça Eleitoral o reprocessamento das votações proporcionais em ambas as cidades, argumentando que as informações do IBGE, cruzadas com os dados das Câmaras Municipais no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicariam uma adequação necessária no número de cadeiras parlamentares.O juiz ressaltou que alterações no número de cadeiras após o prazo final das convenções partidárias violariam o princípio da segurança jurídica.
Biografia do mais jovem Parlamentar de Bacabal eleito 1º Secretário da Assembleia Legislativa Estadual
O Engenheiro David Brandão, de 25 anos de idade hoje é o mais jovem parlamentar do MaranhãoDavi Brandão Farias, 25 anos, é engenheiro. Foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) com 67.392 votos, nas eleições de 2022. Obteve a maior votação (14.492) de deputado estadual da história de Bacabal.
Ao discursar para agradecer a escolha do seu nome para a 1ª secretaria da Alema disse que , é uma grande honra ter sido eleito primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Maranhão. Trabalhar pelo nosso estado já é um privilégio, e agora, me sinto ainda mais grato pela responsabilidade de contribuir para o bom funcionamento da Casa. Agradeço a confiança dos meus colegas e, com certeza, irei trabalhar com dedicação para fazer a diferença”, afirmou Davi Brandão Na ALEMA Davi Brandão , no momento desempenha funções relevantes no Parlamento Estadual. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e membro titular da Comissão de Meio Ambiente, da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia, da Comissão de Administração Pública e da Comissão de Seguridade Social e Relações de Trabalho.
A população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e a desigualdade social.
O movimento negro no Brasil surge, ainda de forma precária e clandestina, durante o período escravagista. Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e impulsionaram o movimento.Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Vale lembrar que os escravizados utilizavam-se da quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar-se contra a escravidão.Ainda no mesmo período, o Movimento Liberal Abolicionista passa a ganhar força, desenvolvendo a ideia de fim da escravidão e comércio de escravos. Como resultado, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. A população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social.Aliás, será que ainda existe escravidão no Brasil? CANTE COM OS NOSSOS IRMÃOS NEGROS,HOJE É O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA (aperte o play)HINO DA NEGRITUDE )
– – – O ABRAÇO DA MODA – – – SALVE ZUMBI DOS PALMARES , UM HEROI NEGRO.