DIOCESE DE BACABAL UMA HISTÓRIA QUE COMEÇOU A SER CONTADA POR DOM PASCASIO (in-memorium) A 56 ANOS, A COMUNIDADE CATÓLICA DE BACABAL E REGIÃO COMEMORA HOJE MAIS UM ANIVERSÁRIO ,EM NOME DE DOM ARMANDO PARABÉNS, QUE ESSA FAMILIA DIOCESANA CONTINUE SEMPRE PRESENTE NO LAR DE CADA UM,PREGANDO A PAZ ,O AMOR E CONFORTANDO A TODOS ESPIRITUALMENTE .

O MARCO DOS 50 ANOS DA DIOCESE- IMAGENS ILUSTRATIVA,AGORA 56 ANOS DEPOIS.56 ANOS DEPOIS,SALVE A DIOCESE DE BACABAL,HOJE TRIBUTAMOS NOSSAS HOMENAGENS AO GRANDE MESTRE,AMIGO,LIDER RELIGIOSO,SERIO E COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS,DOM PASCÁSIO RETLLER ,PRECURSOR DA IMPLANTAÇÃO DA DIOCESE DE BACABAL.
História da Igreja Particular de Bacabal
A Diocese de Bacabal, com sede em Bacabal (MA), faz parte do Regional Nordeste V da CNBB, que compreende o estado do Maranhão. Foi criada a 22 de Junho de 1968 através da Bula “Visibilis Natura”, do Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de São Luís e da então Prelazia de São José de Grajaú (hoje Diocese de Grajaú), sendo instalada em 01 de Novembro de 1968.
Seu território ocupa uma área de 18.458,4 km2, com expressiva população composta de aproximadamente 547.409 habitantes distribuídos em 27 municípios, com 23 paróquias, 03quase paróquias organizadas em 05 foranias:
São 27 os municípios que compõem a Diocese, a saber: Altamira do Maranhão, Bacabal, Bernardo do Mearim, Bom Lugar, Brejo de Areia, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Marajá do Sena, Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Pedreiras, Pio XIl, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.
Regeram a Igreja de Bacabal os seguintes Pastores:
1º Bispo: Dom Frei Pascásio Rettler, OFM; nascimento: 26.01.191.\ Castropp-Merklinde (Alemanha); ord: 29.11.1942; eleito Bispo de Bacabal: 24.07.1968; sagrado: 12.09.1968; posse e instalação da Diocese de Bacabal 01.11.1968; renúncia: 02.12.1989.Faleceu em São Paulo, seus restos mortais foram transladado para Bacabal
2º Bispo: Dom Frei Henrique Johannpõtter, OFM; nascimento: 23.06.1933, Warendorf Milte (Alemanha); ord.: 26.07.1961; eleito Bispo: 07.12.1988; sagrado: 20.01.1989; renúncia: 10.04.1997.
Após a renuncia de Dom Henrique, por motivos de saúde, foi eleito Administrado Diocesano Frei Frederico Zillner OFM.
3ºBispo: Dom Frei José Belisário da Silva, OFM; nascimento: 04.08.19, Carmópolis de Minas, MG; ord. 13.12.1969, eleito Bispo de Bacabal: 01.12.1999, sagrado: 19.02.2000; posse: 19.03.2000, eleito Arcebispo de São Luis 21.09.200 – posse 19.11.2005.
Depois que Dom José Belisário tomou posse da Arquidiocese de S. Luis, Frei Heriberto Rembecki, OFM administrou a Diocese até a chegada de Dom Armando.

QUE A NOSSA PADROEIRA SANTA TERESINHA,CONTINUE SENDO O ELO RELIGIOSO ENTRE AS FAMILIAS DIOCESANAS-SALVE OS 56 ANOS DE NOSSA DIOCESE
RECORDAR OS TEMPOS IDOS DA HISTÓRIA DIOCESANA IMPLANTADA PELO PASTOR VINDO DA ALEMANHA E,QUE AQUI ADOTOU BACABAL, COMO SUA SEGUNDA TERRA NATAL.PRÁ RECORDAR A CHEGADA DE PASCÁSIO, LEMBRAMOS QUE NUMA TARDE ENSSOLARADA NO CAMPO DE POUSO ALI ONDE HOJE É O HOSPITAL BOM PASTOR E OUTROS PRÉDIOS RESIDENCIAIS,O CAMPO COMEÇAVA NO ANTIGO LEDA TAJARA, ACOMPANHADO DO NUNCIO APÓSTOLICO BRASILIRO, PASCÁSIO DESEMBARCOU DE UM AVIÃO TECO-TECO E FOI RECEBIDO PELO PREFEITO CARLOS SARDINHA,VICE MANOEL QUADROS DE OLIVEIRA,PELO DEPUTADO ESTADUAL RENÊ MACIEL, ALÉM DE OUTRAS AUTORIDADES,DALI PARTIU NUMA CARREATA PELAS RUAS DE BACABAL PASSANDO PELA A IGREJA DE SANTA TERESINHA, E DEPOIS HOSPEDOU-SE NA SEDE DA DIOCESE QUE ATÉ ENTÃO ERA RESIDENCIA DE RENÊ MACIEL E FAMILIA .
ROBERTO COSTA CONTINUA SENDO O PREFERIDO PARA PRESIDIR A FAMEM,AS ADESÕES CONTINUAM SENDO O MARCO PRINCIPAL DE SUA CAMPANHA,MAIS PREFEITOS DIZEM SIM AO SEU NOME
A cada dia o prefeito eleito de Bacabal, o deputado estadual Roberto Costa, segue recebendo novas adesões para a disputa pela presidência da Famem (Federação dos Municípios do Maranhão).
Somente nas últimas horas foram mais dois prefeitos eleitos ou reeleitos que confirmaram apoio a Roberto Costa na disputa da Famem.
Roberto se reuniu com o prefeito eleito de Matões, Nonatinho (União) e com o prefeito reeleito de São Raimundo das Mangabeiras, Accioly (PP). Desta forma, o prefeito eleito de Bacabal segue aglutinando apoios dos futuros gestores para a disputa pela Famem, o recém eleito prefeito de Itapecuru .
Vale destacar que o governador Carlos Brandão (PSB), irá reunir com os 217 prefeitos eleitos e/ou reeleitos neste ano, hoje sexta-feira, 01, no Palácio dos Leões. Brandao tem sido um “cabo eleitoral” de Roberto Costa para a disputa pela Famem.
O ABRAÇO DA MODA- – – BOM FINAL DE SEMANA PROLONGADO A TODOS – – – FELICITAÇÕES A TODOS DA FAMILIA DIOCESANA PELOS 56 ANOS DA NOSSA DIOCESE HOJE DIA 1º DE NOVEMBRO